Banco de Leite de Prudente precisa de doadoras

Durante as férias ocorre baixa nas doações, o que causa desabastecimento do estoque; ações buscam conscientizar gestantes

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 17/01/2020
Horário 08:45
Isadora Crivelli - Estoque conta com doação de 45 efetivas, mas são necessárias 80 para suprir a demanda
Isadora Crivelli - Estoque conta com doação de 45 efetivas, mas são necessárias 80 para suprir a demanda

O início do ano, assim como o período do inverno, é um momento de dificuldades para o Banco de Leite Humano. Isso porque, as doadoras costumam, como qualquer pessoa, viajar, passear, visitar familiares, e, estando distantes, portanto, não conseguem realizar a doação. Esse movimento leva a significativas baixas ao Banco de Leite. Em Presidente Prudente, atualmente, 45 mulheres são doadoras efetivas, enquanto em outros meses variam de 60 a 70 doadoras.

Mesmo em períodos de alta, a enfermeira e coordenadora do Banco de Leite de Prudente, Adriana Trevizan Monteiro, 46 anos, salienta que o local dificilmente atinge o número de doadoras necessárias para suprir em 100% as demandas dos hospitais do município, neste caso, 80 mulheres seriam necessárias. “Nossos estoques estão baixos, mas ainda não houve impactos, não deixamos de abastecer os hospitais”, destaca Adriana.

Tendo em vista o déficit, o Banco de Leite faz parte de palestras que se deslocam entre todas as UBSs (Unidades de Pronto Atendimento) de Presidente Prudente, conscientizando as novas gestantes de cada região acerca da amamentação e doação de leite materno. Na quinta-feira foi contemplado a UBS da Cohab, onde, inclusive, Adriana afirma reunir um dos maiores públicos.

A importância desta conscientização é imensa. A coordenadora ressalta que “o leite materno é padrão ouro na qualidade de vida do recém-nascido”. “É importante também para o bebê prematuro para sua sobrevivência. Leite é vida”, completa.

SENSIBILIDADE

E AMOR À VIDA

Uma das doadoras efetivas do Banco de Leite de Prudente é a vendedora Thamires Karoline Meireles, 19 anos. Ela é mãe de Cecília, de dois meses, e conta à reportagem a experiência que a convenceu ser doadora de leite materno.

Quando deu à luz, a prudentina dividiu o quarto com uma mulher que não produzira leite e, portanto, não tinha condições de amamentar. O sofrimento da mãe, e da criança recém-nascida tocou o coração da jovem mãe. Tudo ficou bem porque a pequena recebeu leite do Banco de Leite Humano. Thamires, quando voltou para casa com Cecília, não teve dúvidas de que deveria ser doadora, e prontamente entrou em contato com o Banco de Leite de Prudente.

“É muito bom saber que estou ajudando vidas. É fácil, não atrapalha em nada, quanto mais doo, mais produzo leite. Basta entrar em contato, eles são muito solícitos”, comenta.

SAIBA MAIS

Para ser doadora do Banco de Leite basta estar amamentando, ser saudável, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação e entrar em contato com o local pelo telefone 3226-3430. A orientação para a ordenha é dada nas casas das doadoras, além de ser entregue a elas o vidro esterilizado. São, também, os funcionários do Banco de Leite que recolhem as doações em um roteiro semanal, pré-estabelecido, mas moldável e humanizado.

PROGRAMAÇÃO

Próximas atividades de conscientização e orientação nas UBSs:

21/01 às 13h30 – UBS Santana

22/01 às 8h – UBS Vila Real

28/01 às 8h30 – UBS Ana jacinta

29/01 às 13h - UBS São Judas

30/01 às 9h – UBS Parque Cedral

Fonte: Banco de Leite Humano

Publicidade

Veja também