Baixa procura marca “Dia D” de vacinação

Em Prudente, 28 unidades estavam abertas para atender o público-alvo, nesta primeira etapa; imunização foi destinada a crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 20/10/2019
Horário 05:18
Pedro Silva - Em Prudente, corredores vazios nos postos marcaram o "Dia D" de vacinação contra o sarampo pela manhã
Pedro Silva - Em Prudente, corredores vazios nos postos marcaram o "Dia D" de vacinação contra o sarampo pela manhã

O “Dia D” de vacinação contra o sarampo iniciou com baixa adesão, ontem, em Presidente Prudente. A imunização foi destinada a crianças a partir de seis meses e com menos de cinco anos, consideradas as mais vulneráveis a apresentar complicações pela doença. A iniciativa visou ampliar a adesão à campanha em curso em todo o Estado, que vai até 25 de outubro. A reportagem percorreu algumas salas de vacina na manhã de ontem e constou que a procura estava baixa, um fato confirmado pela supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco.

“O ‘Dia D’ foi de baixa adesão. Nas primeiras horas da campanha, no Palácio de Saúde, que é considerado o nosso termômetro, apenas duas pessoas procuraram a unidade. Um fator preocupante”, pontua a supervisora.

Na maior cidade do oeste paulista, 28 unidades de saúde estavam abertas ao público-alvo da iniciativa, nesta primeira etapa. Conforme informa a VEM, durante as duas semanas, 1.176 crianças que integram a faixa etária foram levadas a uma unidade de saúde. Deste total, 348 ainda não haviam tomado a dose, e precisaram tomá-la. Em relação aos dados, desde o início do ano, 12.235 pessoas já garantiram a vacina. Deste total, 3.816 são crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Elaine explica ainda que o cenário da doença é preocupante no município, levando em conta os casos já confirmados de sarampo e, principalmente, os casos autóctones, ou seja, contraídos em Prudente. Como noticiado no fim de setembro, Prudente soma 10 registros da doença, sendo sete deles autóctones.

CORREDORES

VAZIOS NOS POSTOS

A reportagem percorreu algumas salas de vacinação na manhã de ontem, quando constatou a baixa procura. Na tentativa de encontrar o público e questionar sobre a importância da vacinação, localizou o técnico em tecnologia da informação, Wellyngton de Paula Ilideo, que levou os filhos Sofia e Théo, de 3 e 2 anos, respectivamente. Segundo ele, levar os pequenos até a unidade do Palácio da Saúde é justamente uma forma de prevenção contra qualquer tipo de doença. “Felizmente, eles estavam com o calendário em dia”, diz o pai. 

SERVIÇO

A VEM informa ainda que de 18 a 30 de novembro, a campanha será voltada aos jovens de 20 a 29 anos que também não foram vacinados. Para esse público, o “Dia D” será no último dia da iniciativa, em 30 de novembro.

Publicidade

Veja também