Bairro São João tem 38 suspeitos de hanseníase

Mutirão realizado na manhã de ontem verificou possíveis casos da doença; profissionais e alunos orientaram moradores locais

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 28/04/2018
Horário 11:22
Cedida - Visitas domiciliares atenderam 752 pessoas ontem no bairro
Cedida - Visitas domiciliares atenderam 752 pessoas ontem no bairro

Na manhã de ontem, houve mutirão para combater a hanseníase no bairro São João, em Álvares Machado. No ano passado, a cidade registrou dez casos da doença, sendo que cinco foram naquela localidade. Em parceria com ESF (Estratégia Saúde da Família) Nossa Senhora da Paz, alunos do curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizaram visitas domiciliares, onde atenderam 752 pessoas. Destas, 38 apresentaram suspeita da doença.

Em grupos de aproximadamente 25 estudantes, o bairro foi dividido em seis micro áreas com 160 residências cada. Conforme explica a médica e professora do curso de Medicina da Unoeste, Amélia Nascimento, durante as visitas nas residências foi possível perceber que as pessoas entenderam a iniciativa de orientação, sendo que muitos demonstraram interesse em tirar dúvidas sobre a doença. “É importante acabarmos com essa cadeia de transmissão e, com as visitas, nós intensificamos a luta”, afirma.

Com o auxílio dos alunos do curso de Medicina, Amélia acrescenta que foi possível avaliar 752 pessoas no bairro em poucas horas, o que possibilita “iniciar os possíveis tratamentos, todos de imediato”.

A aposentada Joana Ananias, 72 anos, recebeu a visita dos profissionais em sua casa. Ela conta que descobriu que tinha hanseníase nos nervos em 2009 e que, ao receber a notícia sobre o problema, não sabia o que fazer por não ter conhecimento sobre o assunto. No entanto, o médico responsável auxiliou a dona Joana a procurar o tratamento adequado para que não houvesse complicações. “Eu sentina dormência no corpo inteiro, não conseguia nem tomar banho. Mas agora estou muito bem, apenas em tratamento”, finaliza.

 

NÚMEROS

DADOS DE CASOS DIAGNOSTICADOS E SUSPEITOS EM ÁLVARES MACHADO

A médica esclarece que é importante identificar os casos de hanseníase que não estão em tratamento para que, com isso, seja possível encerrar a transmissão e cessar a doença no bairro São João.

10

casos registrados de hanseníase em Álvares Machado em 2017

5

é a quantidade de diagnósticos positivos apenas no bairro São João

0

casos de hanseníase catalogados em 2018

38

possíveis casos investigados na ação ocorrida ontem no bairro

Publicidade

Veja também