Avenida do balneário amanhece limpa após festas

Moradores dos bairros vizinhos ou que caminhavam no local apontam surpresa e dizem que festa não trouxe problemas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/02/2018
Horário 11:20

A programação do carnaval de Presidente Prudente, o Prudenfolia 2018, ocorreu durante quatro dias na Avenida João Gomes, em frente ao Balneário da Amizade, e teve encerramento marcado pela festa da segunda-feira à noite. Ontem, logo pela manhã, a reportagem esteve no local para conferir como o espaço foi deixado pela população presente, bem como a administração, e se deparou com vias limpas, sem entulhos ou lixos acumulados. Moradores dos bairros vizinhos e munícipes que caminhavam no local apontam estarem surpresos com a limpeza e afirmam que a festa não trouxe problemas. A Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), por sua vez, esclarece que o local passava por limpeza todos os dias pela manhã.

Foi por volta das 8h30 de ontem, quando a equipe se deslocou à avenida, que o cenário encontrado era o de organização e zelo com os bens públicos, já que eram poucos os objetos espalhados pelo chão. Equipes desmontavam as estruturas de camarotes e praça de alimentações que foram montadas e, sem grandes complicações, moradores caminhavam pelo espaço. O aposentado, Juvenal de Almeida, 68 anos, acompanhado da esposa, ressalta que costuma caminhar durante a manhã no Balneário da Amizade e foi pego de surpresa ontem. “Não sei se já houve a limpeza por parte da Prefeitura, ou se as pessoas realmente estão mais conscientes. O que ocorre, de fato, é que o lugar está limpo, como todos os dias”, salienta.

Já a professora, Sandra Moro, 59 anos, comenta ter acreditado assim que chegou ao local que a festa havia sido cancelada, justamente pela falta de lixo e entulhos, o que para ela é resultado de um bom trabalho. “Cheguei a duvidar que ontem pela noite teve algo aqui. Mas é muito bom saber que, finalmente, nosso espaço está sendo cuidado da maneira correta”.

Quem também elogiou foi a moradora do Residencial Green Ville, bairro onde a festa ocorreu, Laíde Souza Damaceno, 56 anos. Ao ser questionada sobre os quatro dias de folia, ela afirma que estava preocupada com o barulho causado pela festa, mas que não se tornou um problema ao longo dos dias. “Não vi lixo. Agora fico mais calma, pois sei que não era tudo aquilo que eu aguardava. Foram dias tranquilos, dentro do possível, e não vejo o carnaval aqui como um grande problema, é algo que podemos lidar”, finaliza.

A Prudenco, ao ser questionada, esclarece que a limpeza do local foi feita logo pela manhã, todos os dias após as festas, e salienta que a equipe responsável era composta por sete pessoas.

 

Pedido de cancelamento

A opinião da Laíde, no entanto, não é compartilhada por todos os moradores que vivem próximo do local. Conforme noticiado por este diário, o juiz Darci Lopes Beraldo, da Vara da Fazenda Pública, julgou improcedente o pedido de tutela de urgência para o cancelamento da realização do Prudenfolia. A ação civil foi impetrada pelos moradores do Residencial Jatobá, que fica nas imediações do local, contra a Prefeitura.

No documento, a Associação Residencial Jatobá pleiteou o cancelamento, com a premissa do direito individual de sossego. No entanto, o juiz alega que o direito individual de sossego deve se harmonizar com festas populares de tradição e cultura do país, como o carnaval. Sendo assim, não autorizou a pretendida tutela. “A mesma Constituição que protege o sossego e o direito ao descanso é a constituição [sic] que protege o acesso à cultura, ao lazer e a determinadas tradições populares, além do próprio direito de reunião”, completa.

Publicidade

Veja também