Autoestima para pacientes oncológicas

Comissão de Mulheres Advogadas da OAB realizou ontem, durante manhã e tarde, ação vinculada ao Outubro Rosa, na qual voluntárias doaram cabelo para produção de perucas

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 29/10/2019
Horário 06:15
Marco Vinicius Ropelli - Voluntárias doaram mechas de cabelo para produção de perucas para pacientes em quimioterapia
Marco Vinicius Ropelli - Voluntárias doaram mechas de cabelo para produção de perucas para pacientes em quimioterapia

Pouco para uns, mas muito para outros. E foi de mecha em mecha que se fez a ação solidária, realizada ontem na Toledo Prudente em alusão ao Outubro Rosa, em parceria com a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), por meio da Comissão da Mulher Advogada. Na ocasião, uma cabelereira voluntária cortou mechas do cabelo de solidárias para serem utilizadas na produção de perucas para pacientes em processo de quimioterapia.

“Uma mecha não faz falta para mim, mas é muito importante para as mulheres em tratamento”, afirmou uma das doadoras, a estudante Maria Eduarda Galhardo, 21 anos. Ela considera a ação importante por dois fatores: primeiro por conscientizar os jovens estudantes a ter compaixão; segundo por lembrar as mulheres da importância dos exames de prevenção aos cânceres, entre eles a mamografia, assunto discutido durante todo o mês temático.

Esta não é a única ação da comissão. A organizadora do evento e advogada Leticia de Oliveira Cruz, 23 anos, destaca que o mesmo projeto foi realizado na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), nos dias 21 e 23 deste mês, e outra ação será realizada em 4 de novembro, das 8h às 17h, na FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), na Praça da Geografia, local onde ocorrerá, também, consultoria jurídica sobre violência doméstica para as mulheres que estiverem presentes.

Letícia está contente com os resultados da ação. Quando estiveram na Unoeste, ocorreram mais de 200 doações, segundo ela, acima das expectativas, tendo em vista que “muitas mulheres têm carinho pelo cabelo, não se sentem a vontade para cortar uma mecha”. Vale o destaque: a retirada de uma mecha não aparenta diferença alguma no cabelo.

De qualquer modo, existem as mais desapegadas. A estudante Bianca Camargo, 20 anos, decidiu que cortaria o cabelo curto e doaria o feixe retirado. “Tem muita gente precisando, e cabelo cresce”, salientou a jovem. “Se podemos, por que não ajudar?”, completou enquanto afirmava ser a segunda vez que doava o cabelo.

Todas as mechas e feixes serão doados, segundo Leticia, ao HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente). A cabelereira voluntária, Daniele Padovan, 40 anos, faz questão de convidar as mulheres para a ação do dia 4, na FCT/Unesp, e salienta que, para a doação, os fios precisam ter no mínimo 10 centímetros.

Publicidade

Veja também