Aumenta procura por manutenção em ar-condicionado

Falta de cuidados com o equipamento pode gerar acúmulo de ácaros e bactérias; telas também podem ser limpas em casa

PRUDENTE - PÂMELA BUGATTI

Data 15/12/2018
Horário 08:29
Marcio Oliveira - Manutenção em ar-condicionado deve ser realizada anualmente
Marcio Oliveira - Manutenção em ar-condicionado deve ser realizada anualmente

A utilização do ar-condicionado em temperaturas frias ou inadequadas, sem os devidos cuidados, pode ser prejudicial. O aparelho já deixou de ser um artigo de luxo para se tornar uma necessidade. Por conta do verão, as pessoas buscam esse tipo de manutenção com mais frequência e as empresas de climatização aumentam o número de atendimentos em até 40% no período. A falta de manutenção ou limpeza é prejudicial tanto para a saúde quanto para a vida útil do equipamento, pois pode gerar sobrecarga pelo excesso de consumo de energia elétrica.  

Emanuel Campos, gerente comercial da Viva Clima Ar-Condicionado, comenta que a limpeza deve ser feita por dois motivos: acúmulo de sujeira que fica no ar e a saúde das pessoas que ocupam o espaço. Ele explica que o procedimento deve ser feito a cada seis meses ou, pelo menos, anualmente. Quando esse prazo não é respeitado, as pessoas passam a respirar um ar “sujo” e o funcionamento do equipamento já não atinge 100% de sua capacidade diante da obstrução da passagem do ar. A higienização também pode ser feita em casa: Emanuel orienta que as telas do ar sejam retiradas a cada 15 dias para serem lavadas com água corrente, a fim de não ter o acúmulo de ácaros e bactérias.

Reginaldo da Silva Oliveira, técnico em refrigeração da empresa Instala Ar, pontua que os procedimentos de manutenção para os sistemas de climatizações são divididas em três categorias: preventiva, corretiva e preditiva. Conforme ele, as pessoas que estão adquirindo agora o ar-condicionado devem procurar um especialista para fazer a instalação de forma correta, bem como a higienização. Ele conta que dezembro “veio com tudo”, refletindo no aumento na procura pela manutenção dos equipamentos, sendo que ele espera um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

O encarregado Odair José Gonçalves, 42 anos, procura fazer a limpeza do ar a cada cinco meses e explica que quando fica muito tempo sem fazer a manutenção, a água começa a cair dentro do ar, prejudicando a vida útil do aparelho. “Eu chamo o especialista, pois ele detecta o que tem que ser feito”. Para ele, o mais importante é economizar energia, além de manter o bom funcionamento do ar-condicionado. “Quando ele está sujo demais, o ar sai fraco e eu gasto mais energia. Mas, quando a manutenção é feita, até o cheiro sai melhor e o ambiente fica mais fresco e agrada a todos”, comenta.

Ar-condicionado automotivo

O processo para o cuidado do ar automotivo é o mesmo. O técnico da Central Ayr Quality, Renan Moura Gonsalves, 42 anos, explica que não tem diferença, tanto na manutenção quanto na prática de higienização. O que muda é que o ar-condicionado do carro exige manutenção a cada três meses e troca do filtro todo ano. O profissional espera que o fluxo de procura pelo trabalho aumente no mês de fevereiro e chegue a registrar um crescimento de 40% nas solicitações.

Renan conta que o mercado está com um aparelho novo conhecido com ozônio, que vem com a função de matar ácaro e bactéria nociva do ar. A não realização deste processo pode causar alergias e outras doenças respiratórias resultantes da falta de limpeza.

SAIBA MAIS

Em média, a manutenção do ar-condicionado varia de R$ 150 a R$ 200 nos estabelecimentos pesquisados pela reportagem. No entanto, a precificação dependerá de cada equipamento e empresa.

Publicidade

Veja também