Aula em PP aborda benefícios de plantas não convencionais

Docente mostrou aos participantes as propriedades de algumas delas; logo após, houve degustação de receitas

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 18/11/2018
Horário 06:00
José Reis - Oficina, realizada na manhã de ontem no Sesc Thermas, contou com  participação de 11 pessoas
José Reis - Oficina, realizada na manhã de ontem no Sesc Thermas, contou com  participação de 11 pessoas

Muito tem se falado nas Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que acabaram trazendo glamour para as mesas em comemorações especiais. Na manhã de ontem, o Sesc Thermas em Presidente Prudente promoveu uma oficina, onde foram abordadas as propriedades de algumas plantas da tradição afro-brasileira, além de ensinar receitas aos participantes. A atividade integra o 6º Seminário de Consciência Negra, e é realizado pelo Coletivo Mãos Negras, com apoio cultural do Sesc. A professora Ivonete Aparecida Alves, que tem estudado sobre os diversos tipos de plantas, compartilhou o aprendizado com 11 participantes.  

Saladas de flores, patês e até mesmo licor de cravo foram apresentados e degustados. Ivonete explica que trabalhar com as Pancs remete às histórias do passado, principalmente, da época em que as mães e avós moravam em sítios. “Lembro muito da minha mãe dizendo para colher uma serralha no terreno, ou um pouco de tomatinho, trapoeraba para colocar na sopa. Quando menina, a gente não entende muito bem os benefícios, e muitos ainda criticam a ingestão pela falta de costume”, comenta a professora, que resolveu iniciar a oficina após resgatar algumas mudas e inovar nas receitas.

Historicamente, nossa região foi marcada pela presença constante da planta cagaita que, conforme Ivonete, acabou sendo “exterminada”. Enquanto nos oferece um molho da planta, salienta e importância de não utilizar temperos convencionais, como orégano, e apostar no sabor original. Açafrão, nirá e cebolinha selvagem foram algumas das opções escolhidas para fazer saladas e panquecas, por exemplo.

Além da “boniteza” dos pratos, Ivonete ressalta a importância em resgatar os alimentos “que se perderam com o tempo”, o que aumenta a possibilidade de alimentação, bem como a retirada de nutrientes naturais que o corpo necessita. “Este leque de opções traz água na boca e benefícios para a saúde”, reforça.

A arquivista Gabrieli Aparecida de Fonseca, 25 anos, aproveitou a manhã para aprender um pouco mais sobre as plantas alimentícias não convencionais. “Tenho estudado, em meu doutorado, um catálogo de produtos que correm o risco de desaparecer e que fazem parte das tradições do mundo inteiro. Então, acredito que seja importante resgatar a cultura brasileira por meio dos alimentos”, comenta a participante da oficina.

 

((( BOX )))

RECEITA DE “MOLHO DE CAGAITA”

Ingredientes

1 colher de sopa de cebola;

1 ½ dente de alho;

2 colheres de sobremesa de azeite;

¼ pote de iogurte natural desnatado;

4 ou 5 unidades de polpa de cagaita;

2 colheres de café de sal;

1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo

1. Picar a cebola e o alho e deixar reservar; 2. Colocar o azeite em uma panela e, quando estiver quente, adicionar a cebola e o alho até dourar; 3. Reservar; 4. Em um liquidificador, colocar o iogurte e a polpa congelada, bater em velocidade lenta e acrescentar o azeite, a cebola e o alho; 5. Temperar com sal e pimenta-do-reino; 6. Servir gelado.

Rendimento: 13 porções

 

 

 

Publicidade

Veja também