Atleta é prata na 2ª Surdolimpíadas do Brasil

Igor foi convocado para o elenco da seleção paulista de futebol, da FDSESP (Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo)

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 25/06/2019
Horário 08:42

Após 17 anos, foi realizada neste final de semana, de sexta-feira a domingo, em Pará de Minas, em Minas Gerais (MG), a 2ª Surdolimpíadas do Brasil. Presidente Prudente foi representada no evento pelo surdoatleta Igor Lenin Freitas, membro da ASSPP (Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região), que voltou para casa com a medalha de prata. Sua equipe perdeu para o time local.

Igor foi convocado para o elenco da seleção paulista de futebol, da FDSESP (Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo). Trezentos surdoatletas de 14 Estados do Brasil participaram do evento.

“Fiquei muito feliz em participar porque esse tipo de evento é uma maneira de estarmos interagindo, conhecendo novas pessoas. Foi muito legal. Joguei os três dias. Queríamos muito o ouro, mas a prata tem o mesmo gosto de vitória!”, diz o atleta prudentino.

Segundo Maria Darcy Mariz Morano, membro do conselho da ASSPP, a participação do instrutor do curso de libras da associação, que foi campeã em 2018 do 1ª Campeonato Nacional de Futsal de Surdos do Oeste Paulista, foi muito importante para ele que tem habilidade tanto nas quadras quanto nos gramados.

Para explicar o motivo do grande espaçamento de tempo entre a primeira edição e esta segunda Maria diz que agora é que o governo federal está dando algum incentivo para a CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos), que é quem realiza o evento, neste com o apoio da Prefeitura local, da ASPAM (Associação dos Surdos de Pará de Minas), do Ministério da Cidadania e da FMDS (Federação Mineira Desportiva dos Surdos).

“Nem sede a confederação tem. Agora que a primeira dama da República, Michelle Bolsonaro, esteve presente e anunciou que uma sede será implantada em Brasília [DF]. Não tem verba e os atletas precisam arcar com tudo, ou com apoio das associações. Dia 7 de julho Prudente sedia a etapa estadual do Campeonato de Futsal e a participação desses atletas é muito importante para eles”, ressalta Maria.

Publicidade

Veja também