Atividades com jornal impresso envolvem escola

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 05/06/2018
Horário 08:31

O Projeto Socioeducativo O Imparcial Jornal na Escola é desenvolvido na Escola Municipal Professor José Carlos João desde 2011. Iniciou através de estudos de metodologias e estratégias do trabalho com jornal em sala de aula, que obteve avanços significativos. Sendo assim, todo início de ano letivo os professores são orientados pela equipe gestora sobre o trabalho com o impresso em sala de aula, este é um dos projetos que já faz parte do PPP da escola, e nos momentos de planejamentos são proporcionados aos professores orientação para organizar as atividades que serão desenvolvidas com os alunos durante o ano letivo.

 

Explorando o impresso

Os professores organizam as atividades de acordo com os níveis das fases da escrita e os conteúdos das série/ano onde levam os exemplares do jornal O Imparcial para a sala de aula e trabalham com os alunos as partes do jornal e os tipos de textos que aparecem (notícias, reportagens, classificados, anúncios, receitas, etc.). Os alunos exploraram todas as partes que compõem os jornais. Também escolhem reportagem interessante ou que despertam sua atenção para trabalhar.

 

Desenvolvimento

Após o desenvolvimento das atividades planejadas, os professores compartilham seus trabalhos e experiências adquiridas, nos momentos de HTPCs e conclui com avaliação do trabalho em cada termino do ano letivo. O trabalho com este projeto na escola vem contribuindo muito para a ampliação dos conhecimentos de nossos alunos. Eles gostam muito e demonstram interesse durante todas as etapas do trabalho.

 

Fonte de pesquisa

Em alguns momentos, a escola utiliza o jornal como fonte de pesquisa para trabalhos em outras disciplinas, por exemplo, aproveitando algumas reportagens para complementar os conteúdos de Ciências sobre saúde e qualidade de vida, em Geografia e História sobre as mudanças que ocorrem no meio físico (erosões, construções, paisagismo), história da cidade, previsão do tempo entre outras. Este trabalho tem sido retomado todos os anos com os alunos.

 

Atualização

Sempre realizam formações e atualizações com os professores que ingressam na escola para que incorporem o projeto em sua prática pedagógica. Ainda, usamos o jornal para realizarmos rodas de leitura e produções de cartas de leitor, onde os alunos expressam suas opiniões sobre as reportagens lidas. Há também um horário destinado à leitura diária e além de livros de literatura, crônicas e fábulas, acrescentamos o jornal para enriquecer o trabalho e promover diversidade textual e gosto pela leitura.

 

Leitura

Além disso, organizam na grade curricular uma aula por semana na biblioteca destinada à leitura e empréstimos de livros, neste momento os alunos têm a opção de realizar a leitura do jornal e empréstimo do mesmo. Possuímos em nossa Unidade Escolar, o Projeto Recreio Dirigido que é uma organização diferenciada em nosso intervalo. No recreio os alunos participam de várias atividades, entre elas, brincadeiras e cantinho de leitura.

 

Incentivo

A unidade criou um local destinado à leitura de livros e jornais: os alunos aproveitam este momento para ler. Neste local, no pátio da escola, fora do horário do recreio, os jornais ficam a disposição dos funcionários e famílias para a leitura e até mesmo empréstimo. No Projeto Cidadescola também são propiciados atividade com oficina de jornal, neste ano, nas oficinas de Língua Portuguesa, além de pesquisas, roda de leitura com jornal e empréstimos de exemplares para os alunos, foi desenvolvido o Projeto Centenário de Presidente Prudente, onde os alunos realizaram pesquisas com os familiares e pioneiros da cidade sobre brinquedos e brincadeiras antigas preferidas.

 

Comunicação

Após as pesquisas simularam um “Tele Jornal”, o qual foi apresentado a toda comunidade escolar. “Temos percebido a importância deste meio de comunicação dentro da nossa escola e avaliamos o Projeto Jornal na Escola como um meio de comunicação que vem contribuindo muito para a ampliação dos conhecimentos e desenvolvimento de nossos alunos, pois além de termos as informações da atualidade ao nosso alcance, conseguimos também enriquecer as aulas, os nossos projetos e a vida da comunidade escolar, ampliando a cultura e enriquecendo os conhecimentos de nossos alunos e comunidade escolar”.

(Equipe Escolar).

Publicidade

Veja também