Atividade promove liberação de tensões e estresse

SESC VERÃO Encontro, ontem, recebeu 25 pessoas e permitiu o cuidado com o corpo e a mente através de exercícios

Esportes - GABRIEL BUOSI

Data 11/02/2018
Horário 01:15
José Reis, Encontro promovido pelo Sesc Thermas reuniu 25 pessoas na manhã de ontem
José Reis, Encontro promovido pelo Sesc Thermas reuniu 25 pessoas na manhã de ontem

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promoveu na manhã de ontem, no Quintal Esportivo, uma aula aberta de TRE (Exercícios de Liberação de Trauma e Tensão), que é uma atividade que permite a liberação de tensões, ansiedade e estresse. O encontro foi orientado pela psicóloga especialista clínica, Marli Bonine, com o auxílio da fisioterapeuta, Letícia Endsfeldz, e contou com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Hoje, às 10h, a atividade segue no mesmo local.

Dentro da programação do Sesc Verão, a unidade prudentina promoveu uma manhã de cuidados com o corpo e também com a mente. Conforme Marli, o objetivo do encontro foi o de apresentar a prática e levar o conhecimento para a população presente, que pode aproveitar a técnica no dia a dia. “É uma atividade autorreguladora criada por um americano e que permite trabalhar, por exemplo, durante grandes catástrofes e permite também o encontro grupal. Não há contraindicações e qualquer um pode fazer”, salienta.

A especialista explica que no encontro de ontem e também no que ocorre hoje, os interessados terão que passar por sete atividades físicas, bem com alongamentos, que devem buscar, já deitados no chão, por movimentos involuntários, que segundo ela, são responsáveis pelo relaxamento do indivíduo. “A recomendação é que a prática seja feita três vezes por semana, cinco minutos por dia. Com isso, o nível de cortisol no organismo pode diminuir e, consequentemente, acarretará na diminuição do estresse”.

Vale lembrar que o encontro hoje será às 10h, terá duração de uma hora, mas a atividade pode ser encontrada também, gratuita, no Centro de Psicoterapia Corporal, que fica na Rua Claudionor Sandoval, 989, no Jardim Paulista. Marli esclarece que os encontros ocorrem a cada 15 dias, às quartas-feiras, e às 19h30. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível que será doado para entidades do município.

 

Foge da rotina

Dentre os 25 participantes estava o aposentado, Luiz Ferreira dos Santos, 77 anos, que participou pela primeira vez de uma atividade que envolve o relaxamento “do corpo e da alma”, como classifica à reportagem. “É muita informação boa recebida, soube por meio da programação do Sesc e não tenho dúvidas de que vou procurar participar dos encontros quinzenais fora daqui. Me sinto relaxado corporalmente e a atividade foge da rotina”, lembra.

Quem também esteve presente foi a telefonista, Mara Gomes, 44 anos, que soube do encontro por meio da programação do Sesc e afirma ter passado por um momento de relaxamento e conhecimento. “Vejo que hoje em dias as pessoas estão muito preocupadas, estressadas e se esquecem de cuidar do corpo e também da mente. Portanto, vejo que é importante liberar as tensões”. A telefonista diz ainda que pretende saber mais sobre a técnica, já que acredita nos benefícios nas áreas profissionais e pessoais.

Já a artesã, Sandra Negri, 49 anos, conhecia a prática desde o ano passado e afirma que o encontro permitiu maior conhecimento do corpo, além de promover o bem-estar. “Pretendo continuar, pois sei que posso melhorar o meu dia a dia com o que aprendi aqui”, acrescenta.

 

Programação

Segue na tarde de hoje, também no Sesc, as vivências de Festival de Bets e o Waterline. A primeira delas será comandada pelos instrutores de atividades físico-esportivas da unidade, das 14h às 18h, e tem classificação livre. O encontro ocorrerá no Bosque e é gratuito.

Já a Vivência Waterline, que será das 15h às 17h, é gratuita e livre. Para participar, é necessário apresentar credencial válida, exame dermatológico atualizado e trajes de banho adequados, conforme o Sesc.

 

Publicidade

Veja também