Atendimentos readequados pela pandemia

Chegada do Covid-19 no Estado e de casos suspeitos na região fizeram com que entidades e órgãos públicos e privados repensem atendimentos e promovam orientações

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/03/2020
Horário 05:12
Reprodução/Google Maps - Defensoria Pública restringiu os atendimentos presenciais apenas aos casos urgente
Reprodução/Google Maps - Defensoria Pública restringiu os atendimentos presenciais apenas aos casos urgente

A chegada do Covid-19, o coronavírus, no Brasil, e a crescente quantidade de casos confirmados em todo o país fizeram com que órgãos e repartições públicas, tanto privadas quanto públicas, tomassem medidas de precaução como forma de evitar a transmissão do vírus. Na região de Presidente Prudente, o fato de que casos suspeitos estão em análise em pelo menos três cidades, Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Prudente, fez com que medidas de prevenção também fossem pensadas de forma local.

A Prefeitura da maior cidade do oeste paulista, por exemplo, adiantou ontem para este diário que na segunda-feira deverá anunciar quais medidas tomará para tentar barrar o possível surgimento de casos confirmados da doença. Isso porque, hoje, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) se reúne para finalizar o organograma que norteará as ações para os departamentos municipais.

O reflexo se estendeu ainda para os atendimentos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que restringiu os atendimentos presenciais apenas aos casos urgentes, como forma de diminuição do risco de contágio. “Considerando o grande fluxo de pessoas que passam diariamente por todas as unidades da Defensoria Pública, o atendimento presencial nas dependências da instituição será restrito a partir de sexta-feira [ontem]”. Conforme a Defensoria, a medida visa resguardar a saúde pública e segue a mesma linha adotada pelo Tribunal de Justiça do Estado.

A Unimed-SP, por meio de nota, informou que tem se mantido em alerta para com os cuidados e ações preventivas diante do cenário nacional e paulista. “Além disso, a instituição tem procurado participar de discussões que envolvam as ações preventivas e orientações a respeito do coronavírus”.

SISTEMA EDUCACIONAL

EM ALERTA NO ESTADO

A Secretaria de Estado da Educação reforçou ontem a orientação para que todas as escolas das redes públicas sigam as recomendações dos órgãos oficiais de saúde para a prevenção da transmissão do coronavírus. Conforme Portaria 356, do Ministério da Saúde, informou ainda que qualquer eventual medida sobre suspensão de aulas será tomada conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, com a qual é “mantida interlocução permanente”.

O Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo), que representa as escolas particulares do Estado de São Paulo, por sua vez, ressaltou que tem reforçado a necessidade de que as instituições de ensino informem suas comunidades e famílias de alunos sobre as medidas de prevenção preconizadas pelo Ministério da Saúde e órgãos oficiais, em relação ao enfrentamento do novo coronavírus. Não foi cogitada, até o momento, a paralisação das aulas.

Publicidade

Veja também