Associação de colecionadores faz encontro nacional

Evento - que está inserido no Calendário Nacional de Numismática, organizado pela SNB -, será no Matarazzo, de quinta-feira a domingo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 07/03/2018
Horário 09:09

Nesta semana, de quinta-feira a domingo, nos dias 8, 9, 10 e 11 a Associação Prudentina de Multicolecionismo realiza mais um encontro nacional de colecionadores. O evento - que está inserido no Calendário Nacional de Numismática, organizado pela SNB (Sociedade Numismática Brasileira) e está presente no Calendário da Unan - revista que abrange toda a América Latina, com público de numismática e colecionismo, - conta com o apoio do Automóvel Clube, Correios e governo municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura). Encontro será no Centro Cultural Matarazzo. A entrada é gratuita.

Segundo o presidente da associação, Luiz Eduardo Viacava, estarão expostas coleções de diversos itens que permitem aquela viagem no tempo, como selos, moedas, cédulas, cartões-postais, cartões telefônicos, brinquedos antigos, relógios, livros históricos de cidades, flâmulas, filmes em DVD, miniaturas de carros, entre outras relíquias históricas.

Eduardo diz que a expectativa é de que recebam nos quatro dias entre 4 e 5 mil visitantes. “Todo ano o público aumenta. Neste estamos atingindo mais as cidades de porte médio em um raio de 200 quilômetros. Se bem que no ano passado, em setembro, recebemos colecionador até do Amapá. Tem um pessoal de São José do Rio Preto que está falando em fretar uma van ou um ônibus para vir”, expõe o presidente da associação.

“Reiteramos, nosso principal objetivo com estes encontros é divulgar o colecionismo. Sem contar que o mais enobrecedor é a integração, amizade, troca de coisas boas, vínculos que se formam nessa ação saudosista do passado, olhando para o presente, vislumbrando o futuro!”, exclama o presidente.

 

Interação

Luiz Eduardo menciona que, atualmente, mais de 80 colecionadores estão cadastrados no Clube de Multicolecionismo de Prudente. As reuniões da turma ocorrem todos os sábados, no Matarazzo, das 9h ao meio-dia. “Vale lembrar que qualquer pessoa pode participar. Para se associar, basta ir a uma das reuniões, preencher uma ficha e pagar uma mensalidade, mensal ou anual, com valor simbólico, para manutenção dos trabalhos da turma. O mais importante disso é que as pessoas possam participar de momentos de estudos, troca de experiências de vida, lembranças, saudades. Boas amizades podem se firmar nesses encontros”, salienta Luiz Eduardo.

Além dos encontros de sábado, o grupo agora conta também com uma feira do rolo aos domingos, das 9h ao meio-dia, no início do calçadão, na Praça Nove de Julho. “Trata-se de um mercado de pulgas, de quinquilharias [risos], mas que para nós são objetos de desejo, que mês a mês, também vem conquistando novos adeptos. A tendência é aumentar assim como ocorre em algumas cidades do Brasil e no exterior, sendo uma atração de lazer, cultura, um programa de família”, acentua Luiz Eduardo.

A associação está em negociação com o Parque Shopping Prudente para uma semana de exposição no empreendimento, ainda sem data definida.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, dia 8

Horário: das 12h às 18h

 

Sexta-feira, dia 9

Horário: 9h às 18h

 

Sábado, dia 10

Horário: das 9h às 18h

 

Domingo, dia 11

Horário: das 9h às 14h

 

Serviço

Aos interessados que desejarem fazer parte deste encontro, prestigiando as peças dos colecionadores, o Centro Cultural Matarazzo fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Na Vila Marcondes, em Prudente.

Publicidade

Veja também