Assistência farmacêutica: 764,7 mil receitas acolhidas

Assistência Farmacêutica é ofertada a qualquer morador de Prudente que tenha cadastro junto à rede, de forma gratuita, por 27 farmácias pela cidade e pela Farmácia Central

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 29/12/2019
Horário 05:17
Jean Ramalho - Farmácia Central oferta medicamentos das 7h às 23h
Jean Ramalho - Farmácia Central oferta medicamentos das 7h às 23h

A Assistência Farmacêutica de Presidente Prudente, entre janeiro e novembro deste ano, atendeu a 764.767 receitas, sendo que o montante representa um aumento de 4,3% se comparado com o mesmo período do ano anterior, quando foram atendidas 733.198 receitas. O serviço é possibilitado a qualquer morador do município que tenha cadastro junto à rede, de forma gratuita. “O medicamento é um insumo essencial, por ser um adjuvante à terapia. Para que o tratamento seja completo e eficaz, ofertamos esse acesso seguro e com qualidade”, aponta a supervisora da Assistência Farmacêutica, Kátia Sobires.

Têm direito aos medicamentos os moradores que levarem a uma das 27 farmácias do município a receita vinculada ao atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde), vindos, por exemplo, de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) ou do convênio que há com a Santa Casa de Misericórdia. “Nossa lista conta 256 itens [medicamentos], incluindo aqueles que são atendidos nas UPAs”, aponta a supervisora da Assistência Farmacêutica.

Kátia ressalta ainda que, sobre o aumento, ela atribuiria principalmente à qualidade do serviço ofertado pela equipe, composta atualmente por 65 funcionários, além de fatores importantes, como um estoque que supre a demanda. “Além disso, há o aumento na demanda, já que, por fatores econômicos, muitos pacientes do sistema de saúde migraram para o serviço público”. Sem esse serviço, inclusive, ela expõe que a saúde da cidade seria prejudicada, principalmente porque os remédios ofertados são capazes de controlar doenças que mexem com a saúde pública. Aqueles que mais saem são ligados à hipertensão e diabetes.

Um bom exemplo de que Assistência Farmacêutica é útil é citado por Eunice Ribeiro, 60 anos. Ela aponta que há pelo menos 12 anos busca remédios controlados para o filho, que hoje tem 29 anos, e precisa de aproximadamente 10 caixas mensais para diversos tratamentos. “Se eu fosse comprar a medicação, gastaria no mínimo R$ 500 e isso mexe muito com o orçamento familiar”. Por isso, ela diz ver como um atendimento necessário e fundamental para muitas famílias.

SERVIÇO

A cidade conta com 27 farmácias que atendem das 7h às 17h e uma principal que atende das 7h às 23h, a Farmácia Central. A unidade fica na Avenida Washington Luiz, esquina com a Rua Doutor José Foz.

Publicidade

Veja também