Artistas podem se inscrever para dois editais GiraArte 2018

Chamamento público é para circulação de shows musicais e produção e circulação de espetáculo de teatro, circo e dança

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 29/04/2018
Horário 09:20
Secult/Lincoln César, Um dos editais do programa da pasta cultural é voltado à Circulação de Espetáculo de Teatro, Circo e Dança
Secult/Lincoln César, Um dos editais do programa da pasta cultural é voltado à Circulação de Espetáculo de Teatro, Circo e Dança

GiraArte! O programa de iniciativa da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), que tem como objetivo descentralizar o acesso à cultura e incentivar a classe artística local, que prevê identificar, selecionar e fazer circular por toda a cidade apresentações de música, teatro, circo, dança e literatura, permitindo assim maior acesso do público às diversas manifestações e linguagens artísticas, está com inscrições abertas para dois editais 2018: circulação de shows musicais e produção, e circulação de espetáculo de teatro, circo e dança. É importante ressaltar que todo o edital deve ser lido antes de realizar sua inscrição.

O chamamento público para a circulação de shows musicais e produção engloba o formato de shows, solo, grupo ou banda, vocal e instrumental, com destaque para a excelência artística do projeto, diversidade de repertório, qualificação dos artistas, linguagem, criatividade e originalidade. O valor máximo para projetos selecionados neste edital será de R$ 73 mil. De acordo com o mesmo, a pasta cultural poderá utilizar parte do valor para remuneração da comissão de seleção dos projetos e outras despesas recorrentes.

Em relação ao concurso de circulação de espetáculo de teatro, circo e dança, o objetivo é selecionar e fomentar a produção de espetáculo inédito, ou seja, que sua estreia ainda não tenha sido realizada, e fazer circular a produção permitindo o acesso de todos às diversas manifestações e linguagens. O valor máximo para este edital será de R$ 115 mil.

O assessor da Secult, Denilson Biguete, explica que é fundamental o mecanismo de financiamento da produção da cidade e da sua circulação ser mantido por essa secretaria, que na verdade se está transferindo recurso para o artista, permitindo um campo de trabalho para ele, financiando de alguma forma essa produção e ampliando a possibilidade dos grupos artísticos, produtores, encontrarem no poder público uma parceria.

Parceria esta que segundo ele é extremamente potente porque através do GiraArte mapeia-se a produção da cidade, faz-se um diagnóstico dessa produção e instrumentaliza os grupos a formatar um bom projeto, a fazer uma boa leitura de um edital e consequentemente nos insere no mercado.

“O edital acaba sendo um mecanismo democrático que dá a todos o mesmo direito. Obviamente, que uma comissão de seleção altamente qualificada é quem vai dizer qual o melhor projeto em excelência, em sua escrita, em sua concepção... Eu vejo o GiraArte hoje como um dos principais projetos da secretaria de Cultura”, afirma Denilson Biguete.

 

Serviço 

As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, no departamento de Difusão no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

 

SAIBA MAIS

Segue os links com editais, ficha de inscrição, cadastro de fornecedor e declaração de vínculo.

- Circulação de Shows Musicais

http://www.culturapp.com.br/index.php/noticia/10948/

 

- Produção e Circulação de Espetáculo de Teatro, Circo e Dança

http://www.culturapp.com.br/index.php/noticia/10933/

Publicidade

Veja também