Artista participa de ações sobre Consciência Negra

Saindo hoje do Tênis Clube, David Cardoso vai com sua exposição para o campus 2 da Unoeste e amanhã para o Poupatempo

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 20/11/2018
Horário 06:01
José Reis: Quadros produzidos com cola, cartolina e barbante impressionam
José Reis: Quadros produzidos com cola, cartolina e barbante impressionam

 

Fazendo parte da programação Madiba Festival Arte, em comemoração a Semana e ao Dia da Consciência Negra, o artista plástico prudentino, David Cardoso, está apresentando ao público em 12 quadros, sua arte peculiar a partir de barbante e cartolina. Desde o dia 14 quem passou pela Galeria Takeo Sawada, no TCPP (Tênis Clube Presidente Prudente) pode ver suas obras de arte até hoje quando a mostra segue para o campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Amanhã vai para o Poupatempo onde deve permanecer por uma semana. Todos os quadros estão à venda em valores de R$ 400 a R$ 700.

O artista de 34 anos demonstra sensibilidade, dedicação e muita paciência em suas obras que apresentam desenhos perfeitos diante da dificuldade da técnica para quem não a domina. O que evidentemente não é o caso de David.

Dentre as imagens criadas por ele estão sempre em maior evidência rostos.  E conforme ele nascem a partir de algum fato, uma situação ocorrida. “Nesta última eleição, por exemplo, fiz uma mulher negra com os olhos vendados remetendo ao momento em que as pessoas, homens e mulheres, independente de cor parecem estar cegas, não entendem, muito menos compreendem umas às outras”, explica o artista que também trabalha a família, flores, entre outros temas.

Quem já conhece o trabalho de David sabe o quanto ele explora cores vivas. “Adoro cores fortes! Quando começo um quadro não tenho ideia de como vai ficar enquanto o barbante não seca na cartolina. No meu modo de ver, as cores representam o estado de espírito de uma pessoa. Cor para mim é vida, pois vida sem cor não tem graça. Por isso minha arte é tão colorida para chamar a atenção das pessoas. Cor representa paz, felicidade, vida!”, acentua o artista.

 

Sempre ocupado

David tem ensino médio completo, curso de segurança particular e de bombeiro civil, trabalha com artesanato, e também é cabeleireiro, onde em sua barbearia além de tirar seu sustento a utiliza como seu ateliê para produzir seus desenhos.

Ele agradece a Deus por todas as oportunidades e pelo reconhecimento das pessoas que ao observarem seu trabalho pessoalmente, percebem ali, em cada detalhe sua dedicação, principalmente, de tempo. Ele diz que dá trabalho. Que leva em média de um a dois meses para finalizar um desenho. Mas, a recompensa é sempre gratificante.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Dia 20

Sessão Solene Alusiva à Semana de Consciência Negra - entrega de Cartão de Prata para Fátima Marinho, Aparecido Pereira Brito e Diogo Silva Santos

Local: Unoeste Campus 2 - Salão Torre de Cristal

Horário: às 19h30

 

Horário: 20h30 - Apresentação do Mafesta - Madiba Festival Arte (música, dança, exposição de fotos e artes plásticas, gastronomia e desfile de modas).

 

Dia 21

Encontro Religioso Ecumênico

Local: Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, Centro Cultural Matrazzo

Horário: 19h30

 

Dia 22 a 30

Exposição de Artes Afro – Brasileira

Local: Poupatempo

Horário: das 9h às 17h

 

Dia 25

Almoço Afro-Brasileiro - Feijoada

Local: Salão de Festas da Paróquia da Catedral de São Sebastião

Horário: das 11h às 15h

 

Dia 29

Formação com orientadores pedagógicos das escolas municipais para exibição do filme: “Nunca me sonharam”

 

 

Publicidade

Veja também