Artes marciais visam autonomia corporal, no Sesc

GRATUITO Além de ontem, quem passar hoje pela unidade prudentina pode receber ensinamentos de Tai Chi Chuan e Boxe

THIAGO MORELLO - Da Reportagem Local • 05/08/2018 04:05:00

Foto: Marcio Oliveira - Prática milenar do Tai Chi Chuan continua hoje, das 10h às 11h30

Um dos motivos que leva alguém a praticar determinado esporte é o equilíbrio entre corpo e mente, disposição física ou até mesmo a profissionalização por meio da atividade. Indo além e pensando em desenvolver a autonomia como forma de cidadania, o Sesc de Presidente Prudente realiza desde ontem uma série de aulas abertas com diferentes lutas e práticas corporais. Pela manhã, quem passou pela unidade prudentina pôde visualizar ensinamentos do Tai Chi Chuan e Boxe, que ainda continuam hoje.

Durante a realização do esporte, há estudos que comprovam que a música ajuda no desempenho do participante. E foi com ela que aula de Boxe foi iniciada, ao som do rapper Eminem. Luva ou bandagem na mão, corpo inclinado e atenção ao oponente. Com esses trejeitos e regras, o professor Renan Ojea Cilo repassou pouco a pouco os ensinamentos. Materiais, técnicas, disciplina, fundamentos, enfim, tudo foi citado.

Aliás, para o grupo formado por aproximadamente 10 alunos, Renan encontrou a oportunidade de desmistificar a ideia de que quem faz a atividade a utiliza para a agressão ou se torna uma pessoa perigosa no dia a dia. “É bacana poder falar realmente do esporte sem esse preconceito, para acabar com essa ideia de atrelar o boxe à violência”, conta. Ele não deixa de lembrar que outros fatores são importantes ser ressaltados, como a disciplina que transcende também ao cotidiano, além do ganho para a saúde, pensando no condicionamento físico e estética.

E o que não faltou foi disposição pra atividade. Idosos, jovens, adultos, homens e mulheres, enfim, diferentes públicos praticando. “Qualquer um pode realizar a atividade física, basta ter o acompanhamento certo”, lembra Renan.

E o mesmo público miscigenado também participou da aula de Tai Chi Chuan. Direto de São José do Rio Preto (SP), o mestre Jim Kelly trouxe técnicas da prática corporal. A arte marcial é reconhecida também como uma forma de meditação em movimento, que combina exercícios milenares conhecidos como chi kung e tao yin, que envolvem a respiração e a concentração, além dos preceitos da medicina tradicional chinesa.

O instrutor de atividades do Sesc, Leonardo Orlandi, salienta que esse mês de agosto a unidade de Prudente tem intensificado, até o final do mês, a realização de aulas abertas com diferentes lutas e práticas corporais.

Marcio Oliveira - Renan falou sobre técnica, disciplina e fundamentos do esporte

Programação

Hoje, as aulas de Boxe ocorrem das 9h30 às 11h e das 14h às 17h. Já no caso do Tai Chi Chuan, a atividade acontece das 10h às 11h30. As demais modalidades, Judô, Muay Thai, Caratê, Chi Kung e Lian Gong em 18 Terapias, ocorrem entre o próximo sábado e o dia 26, sempre aos finais de semana.

SERVIÇO

Os horários e A programação completa podem ser obtidas no Sesc Thermas de Presidente Prudente, que fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas. O telefone da unidade é o (18) 3226-0400. As aulas são gratuitas, precisa realizar inscrição no local, mas algumas delas possuem classificação por idade.

Marcio Oliveira - Leonardo Orlandi lembra do mês intensificado com as aulas

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste