Arte urbana sustentável na praça da Maristela

Tânia Lodrão inicia hoje, intervenção artística com peças confeccionadas com roupas que seriam descartadas

  • 21/11/2019 05:20
  • MARCO VINICIUS ROPELLI - Especial para O Imparcial

A artesã e artista plástica Tânia Lodrão “nasceu e cresceu” na Praça Coronel Goulart, a praça da igreja Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, em Presidente Prudente. Hoje, inclusive, ela possui um comércio em frente ao espaço público, uma loja de roupas customizadas. Unindo, portanto, o apego afetivo e o desejo artístico é que Tânia decidiu que colocaria sua primeira intervenção nesta praça.

Intervenção, ela explica, é um estilo de arte realizada em espaço público, que costuma abordar temas polêmicos da atualidade. Tânia, por trabalhar com tecido e reutilização de peças, decidiu que trabalharia em sua intervenção o impacto ambiental da indústria têxtil, atentando a sociedade para duas questões: a utilização do espaço público e o pensamento sustentável. A artista afirma sentir falta de observar a comunidade do bairro utilizando-se da Praça Coronel Goulart como espaço de convivência social, e destaca a mudança da paisagem cotidiana como uma maneira de chamar atenção. “É para questionar, para despertar o interesse artístico”, salienta.

MOVIMENTO PRAÇA BOA

Tânia se inspira no Movimento Praça Boa, que realiza projetos culturais, recreação e outras atividades na capital de São Paulo. Na Vila Maristela, a intervenção, que será montada hoje, no fim da tarde, com a presença de um coral de crianças, ficará por tempo ainda indeterminado. “Quero deixar o tempo agir sobre as peças”, declara. Todas as obras são confeccionadas a partir de roupas que seriam descartadas por parentes, amigos, vizinhos e conhecidos.

“Independente do resultado, pretendo fazer outras intervenções, o artista não se importa com o resultado, mas com seu desejo e com sua função social”, enfatiza Tânia, crente de que a ocupação na Praça pode tirá-la de uma situação marginal e coloca-la num status central na comunidade, como deve ser.