Arte tem “poder” de transformar vidas e localidades

EDITORIAL -

Data 23/04/2019
Horário 04:00

A arte transforma. Não só vidas. Mas, transforma ambientes. E, na maioria das vezes, – para não falar sempre – para melhor! Qualquer local regado à arte respira de maneira diferenciada. Contribui para sorrisos espontâneos e olhares curiosos. Transborda calmaria, paz e um ar de cuidado, amor e carinho. A receptividade é melhor e, certamente, mais feliz e calorosa.

Especificamente, a grafitagem é uma arte que evidencia as inspirações de seus criadores, que colocam pra fora o seu mais íntimo desejo, seja ele qual for. O grafite é uma inscrição feita em paredes, existentes desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Foi-se o tempo em que essas pessoas eram taxadas de vândalas. Atualmente, são vistos como artistas e dos mais modernos e respeitosos que podem existir!

O grafiteiro tem o respeito de todos a sua volta. Ele conseguiu isso através de sua arte. Pois, foi provado por “a mais b”, o bem que faz a arte na vida do outro. Como dito, não só transforma vida, mas dá vida a lugares já taxados como “esquecidos”, ou alegram ambientes que, até então, não transmitiam mensagem alguma.

Um desses exemplos está estampado na página do Caderno 2 da edição e hoje. Com a ideia de tentar dar um pouco mais de alegria ao local, o publicitário e responsável pela intervenção artística, Richard de Almeida, 51 anos, vai transformar a vida de quem passar pelo Viaduto “Pioneiro João Batista Horta”, que liga a Avenida Manoel Goulart à Rua Mendes de Moraes, um dos principais acessos para os bairros da zona leste de Presidente Prudente, por onde transitam centenas de veículos todos os dias. O motorista e transeunte irão apreciar uma intervenção artística, por meio da técnica da grafitagem. A arte traz uma proposta em que os veículos interagem com a arte no qual os túneis simulam os eixos de um vagão. Em breve, a movimentação para mudar este ambiente começa. Valorize a arte que tem o poder da modificação.

Publicidade

Veja também