ARROZ DE VERÃO

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 14/02/2018
Horário 11:35

Com o sabor enriquecido por peixes, legumes e temperos, o arroz nosso de cada dia se transforma em refeições especiais, frescas e super fáceis de serem feitas.

 

Arroz com Escarola

Ingredientes: 1 ¾ xícara de arroz cru, 1 cebola pequena picada, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 3 filés de anchovas picados, 1 maço de escarola cortada em tiras, 1 colher (sopa) de pinoles ou nozes picadas, 12 azeitonas pretas sem caroço, 1 colher (chá) de alcaparras, sal.

Preparo: Numa panela cozinhe o arroz em água salgada. Refogue a cebola e as anchovas no azeite. Junte a escarola, sal a gosto e cozinhe com a frigideira tampada, em fogo baixo, por 5 minutos. Acrescente os pinoles, as azeitonas e as alcaparras. Mexa por alguns segundos, retire do fogo e mantenha aquecido. Misture o refogado ao arroz pronto. Sirva a seguir.

Dica: Como as anchovas já são salgadas, cuidado na hora de temperar para não salgar demais.

 

Arroz Vermelho

Ingredientes: 1 cebola pequena, 14 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 posta de peixe (200g.), sem pele e cortada em cubos, 3 tomates pequenos, sem sementes, picados, 1 ¾ xícara de arroz, 2 xícaras de caldo de carne, 12 azeitonas pretas sem caroço, 1 maço pequeno de salsinha picada, sal e pimenta a gosto.

Preparo: Pique o peixe, junte-o ao refogado de cebola com azeite. Misture o tomate e cozinhe por 2 minutos. Acrescente o arroz e o caldo. Deixe levantar fervura. Se necessário, ponha mais um pouco de caldo. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte as azeitonas, a salsinha e misture bem. Sirva a seguir.

Dica: Como esse arroz é um prato único, sirva com uma salada verde.

 

Arroz em Camadas

1 - Prepare um arroz bem saboroso, usando caldo de galinha.

2 - Depois de pronto, junte 2 ovos batidos, salsinha picada, queijo ralado, manteiga.

3 - Arrume camadas de arroz assim preparado e o seguinte recheio: tomate picadinho, mussarela picada, presunto em cubinhos, uvas-passas.

4 - Faça pelo menos duas camadas de cada, terminando com arroz e cobrindo tudo com mussarela ralada.

5 - Leve ao forno para aquecer na hora de servir.

 

 

WAFFLES

Jornal O Imparcial

Junte farinha, fermento, ovos e manteiga. Agora você só precisa do aparelho de waffles para preparar essas delícias. As variações de sabor ficam por conta dos recheios e coberturas doces ou salgadas. Em 5 minutos ___como mostramos no passo- a- passo___ você terá waffles crocantes por fora, macios por dentro, prontos para variar seu lanche ou café da manhã.

Ingredientes: 1 ½ xícara de farinha de trigo peneirada, ½ colher chá de sal, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 2 ovos separados, 1 xícara de leite, 4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida.

Preparo: Peneire a farinha, o sal e o fermento. Bata as gemas e acrescente o leite e a manteiga. Junte a farinha e bata até que a mistura esteja lisa. Acrescente as claras batidas em neve e misture cuidadosamente. Espalhe sobre o aparelho de waffles e asse por 10 a 15 minutos. Sirva com mel ou geleia.

 

Variações:

Com banana e nozes: Acrescente à massa uma banana amassada e nozes picadas grosseiramente.

Com bacon: corte 2 fatias finas de bacon ao meio. Coloque um desses pedaços sobre um quadrado de waffle antes de fechar o aparelho. Asse e sirva: o bacon deve estar crocante e douradinho.

Com presunto: acrescente ½ xícara de presunto picadinho à massa, antes de assar.

Com nozes, uvas-passas ou ameixa preta: acrescente à massa, antes de assar, ½ xícara de uva-passa ou nozes picadas ou ameixa preta picada.

Com queijo: adicione à massa, antes de assar, ½ xícara de queijo parmesão ralado ou queijo tipo prato ralado no ralo grosso.

Com especiarias: antes de assar a massa, junte ½ colher (chá) de canela em pó, ¼ colher (chá) de noz moscada moída e uma pitada de gengibre em pó.

 

nutrição

Para melhorar a digestão

• As fibras são as melhores amigas do intestino, pois elas melhoram o seu funcionamento. Para isso deve-se ingerir frutas, verduras e legumes, além dos alimentos integrais.

• Sem água, porém, acontece o processo contrário. O líquido solubiliza as fibras. Consuma em média dois litros ao dia, mas não com as refeições, pois haveria diluição de líquidos digestivos.

• Mastigue mais! Os alimentos chegam mais triturados ao estômago, o que facilita a atuação das enzimas digestivas e evita problemas como azia e refluxo.

• Probioticos são microorganismos vivos que beneficiam os processos intestinais. Eles estão presentes em leites fermentados e em alguns iogurtes.

• Comer rápido também prejudica a digestão. Para uma refeição de 15 a 20 minutos é o suficiente.

Refrigerantes X Nutrição

 

A bebida consumida em excesso altera estruturas responsáveis pela proteção do DNA e relacionadas ao envelhecimento. Esse efeito tem a ver principalmente com o fato do refrigerante jogar uma carga muito alta de açúcar no sangue em poucos segundos. Em médio e longo prazos, essa glicose toda intoxica o organismo e provoca o envelhecimento das células, o que pode desencadear obesidade e diabetes – doenças que tendem a diminuir o nosso tempo de vida.

 

Portanto aqui vão algumas sugestões na hora de matar a sede:

• Evitar refrigerante ou qualquer outra bebida industrializada com adição de açúcar – até mesmo suco de fruta.

• Preferir as versões diet e light e mesmo assim moderar na dose.

• Não usar açúcar (ou colocar o mínimo possível no suco feito em casa).

• Priorizar água mineral ou aromatizada com rodelas de frutas.

Publicidade

Veja também