Arquitetura para pets

Basta fazer uma pesquisa rápida na rede mundial de computadores, ou seja, na internet, para que você tenha a certeza de que a profissão do arquiteto urbanista está em plena ascensão. Você sabia que o arquiteto urbanista é responsável por planejar e organizar espaços internos e externos?

Pois é. Isso significa que esse profissional irá estruturar os locais onde nós vamos trabalhar, morar ou ter nossos momentos de lazer. A preocupação não se dá apenas na questão estética, mas de funcionalidade, conforto e harmonia com o meio ambiente.  Mas vamos ao ponto! Caso você tenha um gato ou cachorro em casa, vai concordar que eles são bem espertos e exigentes, não é mesmo? Assim como os seres humanos, na hora de descansar, os animais de estimação também buscam locais frescos e confortáveis.

Mas afinal, o que isso tem a ver com Arquitetura? O fato é que têm crescido o número de profissionais que se especializam em arquitetura para animais de estimação. O principal objetivo é pensar nas necessidades vitais de cães e gatos antes mesmo de elaborar um projeto arquitetônico.

Com isso, também acompanhamos o aumento de literaturas que abordam a importância da Arquitetura para o bem estar dos caninos e felinos, além de móveis adaptados para utilização em residências que levam em consideração melhor qualidade de vida dos animais de estimação.

Nesse processo, o arquiteto vai se dedicar em definir espaços onde será permitida a entrada dos animais, espaços ideais para os banhos, sem se esquecer de definir estrategicamente o local e os tipos de plantas que vão compor a decoração para fazer o arejamento do local.

Também é tarefa do arquiteto ao planejar espaços para os animais de estimação, a escolha dos acabamentos específicos, levando em conta a resistência ou impermeabilidade, se será utilizada tinta lavável, a definição dos locais corretos para alimentação, o local indicado para o animal realizar suas necessidades fisiológicas e até exercícios físicos, bem como analisar se é indicada a instalação das telas de proteção para alguns ambientes.

Assim como realizado em projetos para o bem estar do ser humano, todos esses detalhes que mencionei também devem estar integrados e harmônicos com o projeto da residência de um pet.

Sim, isso também é Arquitetura! Arquitetura para mim, para você, para os animais de estimação e claro, também em prol do meio ambiente. A Arquitetura está para todos!

Publicidade

Veja também