Arduino & Drone Day reúne expositores e aficionados por tecnologia na Inova

Atividades envolveram cerca de 350 pessoas em exposições, mentorias, plantão de dúvidas e mostras de equipamentos de robótica, realidade virtual, impressoras 3D e drones

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 17/03/2019
Horário 04:47
José Reis  - Felipe Hatanaka levou projetos com drones e impressoras 3D
José Reis - Felipe Hatanaka levou projetos com drones e impressoras 3D

Ontem foi um daqueles dias especiais para os amantes da tecnologia, já que a Fundação Inova Prudente realizou o Arduino & Drone Day e que reuniu um público pra lá de “cabeça”. Se você não está acostumado com estes recursos, ou se eles não fazem parte do seu dia a dia e estranhou um pouco o nome dado ao evento, saiba que, por outro lado, cerca de 350 jovens e adultos vidrados no conhecimento estiveram ontem presentes na unidade, em Presidente Prudente, para participarem das exposições, mentorias, plantão de dúvidas e mostras de equipamentos de robótica, realidade virtual, impressoras 3D e drones. “É um dia que ter ações ocorrendo em todo o mundo para celebrar essa cultura da automação”, informa o secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente, Rogério Alessi.

Segundo informações da administração pública, esta é a segunda edição do encontro que celebra o Dia Mundial do Arduino, data criada em homenagem ao projeto de prototipagem eletrônica criado na Itália, em 2005, e que permite criar ferramentas de baixo custo e que possam ser usadas como soluções eletrônicas no dia a dia, como na automação de residências, utilizando objetos ou ambientes que interagem com luzes, motores e outros componentes eletrônicos.

Conforme Alessi, para a data de ontem foram convidadas diversas entidades não apenas de Prudente, mas também da região, que levaram experiências em formato de exposições. “É uma amostra e um intercâmbio de projetos e ideias. Tivemos a inscrição prévia de 30 expositores e esperamos um público próximo de 350 pessoas, já que o evento é aberto à comunidade”, salienta.

Sobre a importância do dia, ele lembra que o arduino é uma tecnologia que permite desenvolver uma série de ações na área da automação, como para empresas, sendo importante falar e entender como se dá esse processo, para a preparação ao futuro.

Participações

O gerente de projetos Felipe Hatanaka esteve presente com a exposição de drones e impressoras 3D, em uma atividade que a Animoby, instituição que representou, nunca havia participado. “Como temos um curso justamente voltado sobre o arduino e também na área de programação robótica, viemos expor um pouco do que realizamos e tirar dúvidas dos participantes. O curso ocorre no Colégio Anglo Prudentino, mas não é apenas voltado para os estudantes de lá”, afirma. Ele lembra sobre a importância do evento, que muito se fala sobre as máquinas “tirarem” o emprego das pessoas futuramente, mas ressalta que aqueles que souberem lidar com tais equipamentos, não devem ficar sem emprego. “É pensar no futuro”.

O professor de física da Escola Lúcia Silva Assumpção, de Pirapozinho, Everton Peres, cita que existe um projeto na unidade de ensino em parceira com a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), com 10 alunos do ensino médio, e que aliam o conhecimento da física dado em sala de aula com a prática. “Eles aprendem sobre programação, lógica e muita física. É um projeto que já ocorre há um ano e usamos produtos recicláveis de equipamentos sucateados para desenvolver, por exemplo, carrinho movido pelo celular e que alia conceitos de eletricidade e física”, revela. 

Publicidade

Veja também