AQUAPAISAGISTA TEODORENSE

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 24/12/2019
Horário 03:28

Aquapaisagismo é a arte dedicada a transformar aquários em extraordinários jardins submersos, através do emprego de diversas técnicas e materiais. A atividade de ornamentar aquários data da Era Vitoriana (1837-1901), mas o aquapaisagismo é bem mais recente, iniciado em 2001 com o trabalho do fotógrafo japonês Takashi Amano. A arte tem milhares de praticantes em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde cresce exponencialmente a cada dia. Em Teodoro Sampaio, o aquapaisagista Tomaz Joppert Minatti tem obtido excelentes resultados em competições estaduais e nacionais da modalidade.

É CAMPEÃO PAULISTA E BRASILEIRO

O ornamentador teodorense conquistou o sétimo lugar no Campeonato Brasileiro de Aquapaisagismo, considerado, pela crítica especializada, a principal competição do segmento na América Latina. O certame ocorre no dia 14 de dezembro, no município paulista de Cotia, e Minatti concorreu na categoria Nano, para aquários de até 65 litros. Antes de estar entre os 10 melhores do país, o aquapaisagista de Teodoro Sampaio já havia conquistado a terceira colocação no Campeonato Paulista, realizado no mês de novembro, em São Roque.

OFICINAS CULTURAIS

Abertas as inscrições para as oficinas culturais desenvolvidas pela Coordenadoria de Cultura de Teodoro Sampaio, com vagas nas modalidades de dança, teatro, desenho artístico e violão. Com início das aulas previsto para fevereiro do próximo ano, as oficinas visam à formação sociocultural e artística dos alunos. As inscrições vão até 30 de janeiro de 2020 e devem ser realizadas no Centro Cultural Maria Helena Pires, situado na Vila Minas Gerais à Rua Antônio Carvelli, 1. Mais informações pelo telefone (18) 3282-2000.

PESCA PROIBIDA

Na última terça-feira, em ação de vistoria ao estoque de um pescador profissional em Teodoro Sampaio, a Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de 200 quilos de peixes provenientes de pesca proibida. Após passar por perícia de médico veterinário e ser constatado próprio para o consumo, o pescado foi doado ao Lar do Ancião do município. O pescador foi autuado em R$ 4,7 mil. Na mesma data, a polícia também apreendeu mil metros de redes de pesca no Rio Paranapanema, em Euclides da Cunha Paulista. Cabe registrar que estamos na piracema, período de reprodução dos peixes na natureza em que a pesca é proibida.

RÉVEILLON NA PRAINHA

Emoldurado pelas belezas naturais da orla do Rio Paraná, o réveillon de Rosana promete ser uma das melhores festas do segmento na região. Realizado pela Prefeitura do município, o evento conta com shows artísticos e queima de fogos para marcar a chegada do novo ano. Com presença certa de turistas dos vizinhos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, a festividade ocorre no belíssimo Balneário Municipal, a famosa Prainha.

DOIS DIAS DE FESTA

No dia 31 de dezembro, além da tradicional queima de fogos, o evento conta com quatro shows de artistas rosanenses: DJ JB, Equipe DJ Rocha, Sako Show e Luan Pereira. No primeiro dia de 2020, a festividade ganha expressão nacional com a apresentação da dupla Henrique e Diego, dos hits Suíte 14, Malbec e Raspão. Os preparativos seguem a todo vapor e é grande a procura por hotéis, pousadas e ranchos de veraneio na cidade.

ENTÃO É NATAL

No ano de 1971, o imortal John Lennon e sua Yoko Ono gravaram Happy Xmas (War is Over), canção natalina, mas, sobremaneira, um protesto contra a Guerra do Vietnã. Décadas mais tarde, em 1995, a cantora Simone gravou Então é Natal, versão brasileira da música, que se tornou um verdadeiro hit que embala o Natal dos brasileiros. Inclusive deste colunista, que se vale da paráfrase para desejar um feliz Natal a negros, brancos, amarelos e vermelhos. E que seja feliz quem souber o que é o bem!

Publicidade

Veja também