Aplicativo do SUS ajuda pacientes a lembrar de consultas

Ferramenta, que está disponível gratuitamente nas lojas de downloads de Android e IOS, é realidade há três anos e está nos smartphones de 1,2 milhão de brasileiros

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 21/09/2018
Horário 09:33
José Reis - Unidades de saúde de Prudente atendem cerca de 5 mil prudentinos por dia
José Reis - Unidades de saúde de Prudente atendem cerca de 5 mil prudentinos por dia

Lembrar das consultas no SUS (Sistema Único de Saúde) ficou mais fácil. O Ministério da Saúde desenvolveu o aplicativo “Meu DigiSUS”, que tem como objetivo dar ao paciente o controle de atendimentos agendados e histórico de visitas médicas gratuitamente na palma da mão. A ferramenta, que está disponível gratuitamente nas lojas de downloads de Android e IOS, é realidade há três anos e está nos smartphones de 1,2 milhão de brasileiros. Em Presidente Prudente, o SUS é responsável por 883.315 consultas, sendo cerca de 5 mil prudentinos atendidos por dia.

Com isso, a supervisora de enfermagem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Cláudia Braga, pontua que a inovação é uma “mão na roda” na praticidade da população. Entretanto, ainda não é algo de conhecimento coletivo no município. Segundo expõe, embora a pasta possua um sistema próprio que sinaliza os pacientes das consultas, o índice de esquecimento ainda é alto.

“Exames laboratoriais, por exemplo, temos aproximadamente 270 agendamentos e as faltas diárias chegam a 60 pessoas. Temos o serviço de mandar mensagens avisando os dias de consultas, horários e locais, então, acredito que, junto ao aplicativo, o número de ausências tende a cair”, explana Ana Claúdia.

Mas já tem gente que está por dentro do assunto. Caio Lima, médico diretor da UPA (Unidades de Pronto-Atendimento) do Ana Jacinta, explica que ainda não utilizou a ferramenta. Porém, descobriu o aplicativo por meio de um informativo do DataSUS. De acordo com ele, o app vai aproximar os pacientes da unidade de saúde e de serviços como farmácia popular e centros de atenção psicossocial. “Torna a vida do cidadão mais simples e orientado sobre onde buscar atendimento”, expõe.

O aplicativo

A ferramenta possibilita ao cidadão encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos do mesmo segmento mais próximos. Além de abrir espaço para o acompanhamento em tempo real dos medicamentos retirados pelo indivíduo, atendimentos agendados e o histórico de consultas realizadas pelo mesmo no SUS. Além disso, disponibiliza o Cartão Nacional de Saúde, com dados pessoais e informações como existência de alergias e índices de nutrição.

Interligada com 19.788 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já informatizadas, o aplicativo já é usado em 3.780 municípios, totalizando 106 milhões de usuários. Além disso, o aplicativo está integrado a outros 11 sistemas como o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) e SNT (Sistema Nacional de Transplantes).

Contexto em PP

Como já noticiado por este diário, Presidente Prudente atualmente possui 11 UBSs, 20 ESFs (Estratégia Saúde da Família), quatro Caps (Centro de Atenção Psicossocial), seis Residências Terapêuticas, duas unidades de acolhimento, duas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) e demais instituições, como Ambulatório Médico. Tudo para atender os habitantes por meio do SUS. 

Publicidade

Veja também