APE realiza último Sarau Solidário do ano, nesta noite, a partir das 19h30

Artistas participantes desenvolvem, no Centro Cultural Matarazzo, o tema “Pela paz, pela alegria, pelo amor”

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 16/12/2017
Horário 12:37

Após um ano de encontros entre amigos, trocando experiências de vida por meio da arte, a turma da APE (Associação Prudentina de Escritores) convida a todos para seu último Sarau Solidário do ano de 2017. Às 19h30, os artistas participantes desenvolvem no Centro Cultural Matarazzo o tema “Pela paz, pela alegria, pelo amor”. A entrada como sempre é um quilo de alimento não perecível que será doado à Associação Tra Noi de Presidente Prudente.

Sobre a temática, presidente da associação Carlos Francisco Freixo, expõe que quando supera seus obstáculos, é pouco; afinal, se torna sempre mais ao celebrar este momento em que não é apenas ele, mas todos irmanados para criar esperança, entusiasmo e sempre melhores expectativas diante dos dias que chegam para serem aprendidos, conquistados e compartilhados.

“Afinal, todo encontro, todo projeto, todo caminho só nos levam a compartilhar todo o aprendizado para o exercício permanente de uma família maior, de um povo único, unido, em busca daquilo que nos fortalece, - embora pareça que não, mas vamos exercitar nossa humanidade.

Freixo enfatiza que este ano foi muito promissor, muito dinâmico para a literatura em Presidente Prudente. “Podemos já fazer um balanço e, mesmo diante de muitas dificuldades, sabemos que sempre estamos a meio caminho do que nos propomos a desenvolver [até porque queremos sempre mais],  mas tivemos em 2017 uma grande realização efetiva com a APE”, afirma.

O presidente agradece a participação, empenho, criatividade, continuidade deste projeto que cada um sabe que é fundamental na vivência humana. E faz o especial convite: “Conto com cada um de vocês nesta celebração de final de trabalhos do ano, e já convidando para os trabalhos do ano que, esperamos, tenha a mesma dinâmica, ou ainda melhor, com a participação de todos nós. Se existem obstáculos, temos de superá-los. Aguardamos cada um de vocês neste sábado para mais um momento especial”, exalta Freixo.

 

Sobras do centenário

A APE já definiu os dois primeiros saraus de 2018. Na edição de número 108, em janeiro, Freixo com seu dom poético diz que “A nossa modernidade abandonou nossa história, esqueceu nossas marcas, deixou de lado nossa essência. Em algum lugar do presente havemos de encontrar as ‘Sobras do centenário’”.

Em fevereiro, o 109º encontro abordará “A Noite Dos Mascarados”. “Para não sermos mais os mesmos, pegamos nossa fantasia – que seja por um dia – ainda que tenha passado a quarta-feira de cinzas. E podemos mostrar que podemos ser outro, mesmo sendo os mesmos. Para agradarmos a nós mesmos, ou na necessidade de sobrevivermos diante de uma sociedade que nos exige tantas  máscaras, nos vestimos de metáforas, somos permanente ironia”, declama o professor e poeta. 

 

“Todo encontro, todo projeto, todo caminho nos levam a compartilhar o aprendizado para o exercício permanente de uma família maior, unida em busca daquilo que nos fortalece”

Carlos Francisco Freixo

Presidente da APE

 

ARTISTAS PARTICIPANTES

Cenografia - Celso Aguiar;

Música – Jotacê Cardoso, Felipe Andrade Farah, José Júlio Samogim e o multiartista Murilo Altafini;

Fotografia - Maurício D’S;

Arte plástica - Nilza Fumagalli;

Escritores -  Altino Correia, Ângela Afonso, Aparecida Gianello,​ Apparecida Soares Correia, Carlos Francisco Freixo, Célia Marli Raimundo, Cida Ajala, Cida Girotto, Cleusa Cardoso, Eliane Vani Ortega, Fábio Santana Luiz, Felipe Andrade Farah, Helena Cararo, Itamar Rabelo, Luiz Lima, Neucélia Félix, Rafael de Campos, Rodrigo Campos e Suley Mara.

 

REALIZAÇÕES DA APE

1 - Participação nos 10 Encontros com a Poesia – projeto da Biblioteca Municipal por meio de Cultura

2 - Lançamento do Clape (Coletânea Literária da Associação Prudentina de Escritores);

3 - Participação no 8º Salão do Livro

4 - Trabalhos com o tema do centenário da cidade em quatro edições:

Janeiro – “Um Mergulho Centenário – Cem Poetas, Cem Poemas”;

Fevereiro – “Um Dedo de Prosa - A Crônica In Prudente”;

Março – “Nossa Cidade Outonal”

Setembro – “Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana” – (com reformulação do Troféu Benjamin Resende) como forma de olhar os talentos da cidade e região.

5 - Primeiro sarau em parceria com a Academia Venceslauense de Letras (Nicolly Bueno e equipe);

6 - Novo Sarau em parceria com o movimento literário de Bastos (Luiz Lima e equipe)

Publicidade

Veja também