Aparição de escorpiões em moradias do Servantes II preocupa munícipes

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 16/12/2017
Horário 22:32
José Reis, Terrenos baldios servem para depósito de lixo e entulhos e viram criadouros de escorpiões
José Reis, Terrenos baldios servem para depósito de lixo e entulhos e viram criadouros de escorpiões

A aparição de escorpiões nas casas do Residencial Servantes II, em Presidente Prudente, tem preocupado seus moradores. No bairro existem 45 terrenos baldios e, de acordo com o relato dos munícipes, esta é a origem do problema, pois as áreas acabam se tornando depósitos de lixo e entulhos, mesmo com as placas indicando a proibição do descarte. Por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a Prefeitura se manifestou dizendo que a limpeza destes terrenos é feita permanentemente e sempre que necessário. Contudo, pontua que também “cabe aos moradores a consciência ambiental de não descartar o lixo em locais proibidos”.

O coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Célio Nereu Soares, pontua que é necessário manter o quintal sempre limpo e prestar atenção ao vestir roupas e calçados, principalmente. “Alguns limpam seu próprio quintal e jogam em um terreno baldio. Não adianta fazer isso, está apenas transferindo o problema. Tem que dar destinação correta”, afirma.

Além disso, o coordenador aponta que a presença do animal tem sido encontrada em, praticamente, todos os bairros de Prudente, não sendo possível delimitar um ponto específico. Por causa isso, alerta que nesta época do ano, de calor e umidade, a reprodução destes animais é mais rápida, principalmente, se encontrarem fatores favoráveis, como abrigo e fonte de alimentação. “Quando encontram um escorpião, é preciso entrar em contato com o CCZ, que enviará um agente para orientar o morador, de acordo com seu ambiente”, expõe.

 

Picadas

Os casos de picadas por escorpião aumentaram 53,6% na cidade, segundo dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), tendo em vista que no ano anterior foram contabilizados 123 notificações nas unidades de saúde, que foram comparados com os 189 registrados este ano, até o momento. A coordenadora da VEM, Elaine Bertacco, recomenda que, ao perceber a picada, busque imediatamente atendimento médico.

“Pedimos para a população, principalmente criança e idosos, que possuem a saúde mais frágil, sempre relatem ao médico a suspeita de ser uma picada de escorpião, para adiantar o processo de tratamento. Se possível, tentar capturar o animal, porque vai ajudar no diagnóstico”, explana.

 

Situação no bairro

Em frente à residência de Eugenia Elisa Lima Erran, 49 anos, há um amplo terreno que se encontra com o mato alto, tanto que até impede a visão para o outro lado da quadra. Conta que a área não é roçada com frequência e, por isso, já apareceu escorpião na casa de todos os vizinhos. “É até uma sorte, com tanto mato que tem, nunca veio aqui em casa, mas dos lados foram várias vezes”, pontua.

Na casa do aposentado Jurandir Palin, 66 anos, em outro ponto do bairro, já apareceu escorpião cinco vezes. Com isso, ele fica preocupado com a saúde dos familiares. “Já matei vários. Eles vêm do terreno ao lado de casa, que fica com o mato alto e não é limpo”, pontua.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de implantação: 1994

Área total: 145.371,65 m²

Área verde: 15.075,56 m²

Quadras: 16

Construções: 292

Terrenos baldios: 45

População estimada: 1500

 

SUGESTÃO DE PAUTA

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3722 ou do Whatsapp 99104-8537.

Publicidade

Veja também