Anvisa aprova produção e comércio de álcool em gel sem prévia autorização

Informações são da Apas, que esperava essa ação para supermercados poderem oferecer produto pelo preço de custo

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 20/03/2020
Horário 15:36

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acaba de aprovar novos procedimentos que liberam imediatamente a produção de álcool em gel e outros, em virtude da emergência de saúde pública internacional relacionada ao coronavírus. As empresas fabricantes de medicamentos e cosméticos terão a permissão de fabricar e comercializar preparações antissépticas ou sanitizantes oficinais sem prévia autorização da Anvisa.

A Apas (Associação Paulista dos Supermercados) já vinha acompanhando as tratativas da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) com a Anvisa e, segundo o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, “essa decisão deverá suprir a oferta de álcool em gel em quantidade suficiente do produto, com o objetivo de higienização das mãos, atendendo a demanda momentânea, até derrotarmos essa pandemia”, disse.

A permissão às empresas fabricantes de medicamento refere-se às seguintes preparações oficinais: álcool etílico 70% (p/p), álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel; álcool isopropílico glicerinado 75% e digliconato de clorexidina 0,5%. Para as empresas fabricantes de cosméticos e saneantes a permissão de fabricar e comercializar se aplica, exclusivamente, ao álcool 70% nas suas diversas formas de apresentação.

Os supermercados esperavam essa ação de velocidade de produção dos fabricantes para poder oferecer o produto pelo preço de custo, a partir do dia 23 de março, o que facilitará o acesso aos consumidores, defende a Apas.

Publicidade

Veja também