AME de Prudente promove campanha de inclusão da pessoa com deficiência

Ação orienta sobre os direitos dos deficientes e como trabalhar para que ocorra a inclusão desse público

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/09/2019
Horário 15:51
AI HR - Programação busca orientar sobre como oferecer um atendimento de qualidade ao público com deficiência
AI HR - Programação busca orientar sobre como oferecer um atendimento de qualidade ao público com deficiência

O mês de setembro está recheado de ações voltadas à pessoa com deficiência no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Doutor Antônio Carlos Fontoura da Silva, em Presidente Prudente. Serão realizadas atividades de inclusão e de conscientização com os colaboradores, pacientes e acompanhantes, buscando orientar sobre como oferecer um atendimento de qualidade a esse público, ajudando-os a superar dificuldades do dia a dia e respeitando seus direitos.

A abertura oficial do “Setembro Verde no AME” será amanhã, às 9h, com uma apresentação dos pacientes da Unipode (União das Pessoas com Deficiência) no pátio da unidade. Já na segunda-feira, uma sensibilização com os colaboradores do AME vai trazer experiências sensitivas para que eles possam se colocar no lugar do deficiente e entender como prestar auxílio nessas situações.

Já nos dias 16 e 17, o público-alvo será os pacientes e acompanhantes do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Presidente Prudente da unidade, por meio de rodas de conversa sobre os direitos da pessoa com deficiência e com orientações psicológicas.

A Associação dos Cegos também estará presente na campanha, através de uma apresentação da banda no pátio do AME, às 9h do dia 20 de setembro.

Para o presidente do Grupo de Humanização do AME, Augusto Amaral, as ações da campanha “Setembro Verde” querem destacar a importância da inclusão do deficiente físico no meio social. “O AME de Prudente busca ser um parceiro destes cidadãos, inserindo-os no nosso meio, firmando parcerias com ONGs [organizações não governamentais], como a Unipode, além de termos um carinho especial pelos nossos pacientes com deficiência, que são atendidos no departamento de fisiatria, buscando tornar a vida dessas pessoas mais inclusiva e digna”, afirma.

Além das atividades, todo o ambulatório está decorado com laços verdes, em alusão à campanha.

 

Rede Lucy Montoro

O Serviço de Reabilitação Lucy Montoro de Presidente Prudente recebe pacientes dos 45 municípios da DRS-11 (Departamento Regional de Saúde). A unidade atende casos de lesões medulares, amputações e má-formação, LEA (lesões encefálicas do adulto), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Os interessados em receber tratamento no serviço devem ser encaminhados pelo serviço médico de uma unidade pública de saúde.

 

Programação

06/09, às 9h: Abertura e apresentação da Unipode, no pátio do AME;

09/09, às 10h e 15h: Oficina de sensibilização com os colaboradores, no pátio do AME;

16 e 17/09, às 10h: Roda de conversa com pacientes e familiares do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro (fisiatria);

20/09, às 9h: Apresentação da banda da Associação dos Cegos de Presidente Prudente, no pátio do AME;

23 a 27/09: Exposição audiovisual no corredor do Serviço de Reabilitação Lucy Montoro.

Publicidade

Veja também