Amamentar significa entregar-se e cuidar um pouco mais de si

EDITORIAL -

Data 25/07/2018
Horário 04:30

Não importa se de primeira viagem ou experiente, a mulher que decide amamentar um filho se entrega a ele com todo amor existente dentro de si. É um momento único em que um vínculo mágico é selado entre ela e seu pequeno pedacinho de gente que dali se alimentará, saciará sua fome e por horas adormecerá.

Amamentar ou não é opcional. Nenhuma mulher é obrigada. Mas, aquelas que podem e fazem essa opção, se mostram felizes! O semblante é terno e de total contemplação. Um sentimento de plenitude a toma.

As dúvidas são diversas em relação ao aleitamento, especialmente nas mamães de primeira viagem: será que terei leite o suficiente? Meus seios ficarão flácidos? E se meu leite não for forte o bastante para alimentar meu filho? Dizem os médicos que o leite materno, rico em anticorpos, é o alimento mais completo que um bebê necessita até seu sexto mês. Outros vão além e enfatizam que uma criança deve ser amamentada até os dois anos. Feliz do bebê que tem uma mamãe boa de leite, pois ele não precisará de nenhum outro alimento nesse período.

Mas, infelizmente nem todas as mulheres têm esse privilégio de alimentar seu filho, por diversos motivos. Aqui entra a importância dos Bancos de Leite e da doação de outras mulheres. O leite materno tem o poder de salvar a vida de pequeninos que não aguentaram esperar os nove meses na barriga da mamãe e, ela não tendo como alimentá-lo com o seu próprio seio, precisará da bondade de outras mamães para dividir seu precioso líquido.

De ambos os lados o bonito gesto se repete em todas as classes sociais. Hoje não se fala mais nisso, mas quem não se lembra, lá em épocas passadas, a importância das amas de leite? Além dos benefícios para o bebê, a mulher que amamenta também têm lá suas vantagens: ela emagrece mais rápido depois que tem seu filhinho; o tamanho do seu útero volta ao normal mais rapidamente; as chances de ter anemias são menores. E, sua beleza é acentuada naturalmente dada à satisfação da relação íntima que se firma com seu pequeno. Entre uma sugada e outra, os olhares entre mamãe e filho se encontram. O contato pele com pele e muito amor se estabelece!

Publicidade

Veja também