Alunos são premiados em concurso de textos da EM Professor Ivo Garrido

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 28/06/2018
Horário 06:19

Alunos da EM Professor Ivo Garrido comemoraram com um piquenique saboroso a premiação do 2º Concurso de Textos e o final do 1º bimestre letivo. O evento ocorreu no dia 11 de maio.

Pela proximidade da data, o Dia das Mães foi lembrado também. Assim, a classe da professora Susy Elaine, 5º ano A, homenageou as mães funcionárias com a música “O meu sangue ferve por você”, de Sidney Magal.

Para a competição, as produções textuais foram elaboradas segundo os gêneros trabalhados em cada ano. Desse modo, os 1º anos produziram bilhetes para as mamães e os 2º anos escreveram parlendas. Já os 3º anos mandaram cartas para personagens de histórias infantis e escreveram textos em prosa e verso. As fábulas foram produzidas pelas crianças dos 4º anos, enquanto os 5º anos optaram por crônicas e contos de mistério.

 

PARLENDA

ERA UMA BRUXA

À MEIA NOITE

EM UM CASTELO MAL ASSOMBRADO

COM A FACA NA MÃO

MATANDO FORMIGA NO CHÃO

 

Isabelly Ferri Lopes, 7 anos, 2º ano A

Professora Rosangela Cristina Zampieri

ORIENTADORA PEDAGÓGICA: Maria de Lourdes da Conceição Silva

EM Professor Ivo Garrido

 

Os vencedores, 1º e 2º colocados de cada sala, foram premiados com um conjunto composto por livros e gibis. O dia foi abrilhantado quando os primeiros colocados leram o que haviam escrito com carinho e dedicação. Entrevistando-os sobre dicas para se escrever bem e os sentimentos ao saberem do resultado do concurso, pudemos observar o quanto este evento foi produtivo. Os participantes relataram que se sentiram felizes, surpresos, honrados e até nervosos ao saberem que foram vencedores. 

Karlos Homero Neves Mancini do 5º B, 10 anos, disse que imaginar toda a história para depois escrever, lhe ajuda a ter boas ideias, sem esquecer-se da pontuação para produzir bons textos. Já as alunas do 5º A, Isabela Vieira Lourenço, 10 anos, e Analiz Marcelino Silva, 10 anos, enfatizaram ações como ler e escrever muito, todos os tipos de textos, e tentar fazer o melhor.

Os alunos do 4º B, Luiz Antônio Rodrigues Neto, 10 anos, e Gabriela Matricardi Lima, 10 anos, destacaram o ato de “lembrar de outras histórias e misturar os textos e também pensar em cada palavra, se pode trocar por outra ou deixar como esta.” Mariáh Isabela Fernandes, 8 anos, e Samuel Nogueira Seno do 3º B, 8 anos, deram como dicas para produzir um bom texto: “usar a imaginação, ser criativo, pensar com determinação, muita atenção e silêncio”.

Leonardo Cavalcante Oish, 9 anos,  e Wellington Bruno Rodrigues, 9 anos, ambos do 4º A, destacaram a concentração e o ato de ler e escrever todos os dias também como dicas valiosas. Além desses, foram premiados também os alunos: Mariah Xavier D'andrea, 7anos, 1º A; Diogo Augusto Badaró, 6 anos, 1º A; Vitor Tomé Cabral, 7 anos, 1ºB; Lívia Cordeiro Polidoro, 6 anos 1º B; Isabelly Ferri Lopes, 7 anos, 2º A; Felipe Pinheiro Alves Silva, 8 anos, 2º A; Maria Valentina Prado, 8 anos, 2º B; Fernanda Aparecida Lopes, 7 anos, 2º B; Larissa Victória S. Santos, 8 anos, 3º A; Beatriz Lourenço Castilho, 8 anos, 3º A; Estevão Silva Correa, 11 anos, 5º ano B.

 

Alunos do 4º ano B

Professora: Sônia Regina de Souza Molina Venturim

Orientadora pedagógica: Maria de Lourdes da Conceição Silva

EM Professor Ivo Garrido

 

O solo e a chuva

 

Após estudarmos o conteúdo de Ciências do 2º bimestre, 4º ano, que tratou sobre o solo e erosão, resolvemos construir dois morros iguais, misturando areia com terra. Em seguida cobrimos um deles com plástico e com o auxílio de um regador,  simulamos fortes chuvas caindo sobre os mesmos.

Podemos perceber que quando a chuva cai muito forte, pode ocorrer deslizamento de terra, o que aconteceu com o morro que não estava protegido com o plástico, enquanto o outro a água levou toda terra do topo para baixo.

Concluímos então, que existe uma maneira de evitar, ou pelo menos amenizar esse efeito da chuva nos morros: colocando lonas ou construindo curva de nível.

Texto e ilustração: Guilherme Daniel Bianche, 10 anos, 4º ano A

Professora: Daniele C. Antunes Barbosa

Orientadora pedagógica: Maria de Lourdes da Conceição Silva

EM Professor Ivo Garrido

 

MEIO AMBIENTE DOS SONHOS

Aluna: Mayna Letícia Tavares, 6 anos, 1º ano B

Professora: Daniele Tieme Lima

Orientadora pedagógica: Maria de Lourdes da Conceição Silva

EM Professor Ivo Garrido

 

JOGO DOS SETE ERROS

 

 

Resposta

1- nuvem

2-frutas

3-janela

4-flor do lado direito

5-flor do lado esquerdo

6-tronco

7-canteiro de flores

Aluna: Maria Valentina Prado, 8 anos, 2º ano B

Professora: Cristiane de Castro Chagas Silva

Orientadora pedagógica: Maria de Lourdes da Conceição Silva

Publicidade

Veja também