Alunos entregam 630 peças para o Fundo Social

Ação envolveu estudantes da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida; entrega será feita pelo órgão municipal entre os dias 24 a 28 de junho

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 20/06/2019
Horário 05:33
Weverson Nascimento - Entrega simbólica para o Fundo Social foi realizada ontem, na unidade escolar
Weverson Nascimento - Entrega simbólica para o Fundo Social foi realizada ontem, na unidade escolar

Em mais um ano, o gesto de solidariedade dos alunos da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, em Presidente Prudente, se concretizou. Durante dois meses, os pequenos promoveram a arrecadação de peças para a Campanha do Agasalho, que foram destinadas ontem ao Fundo Social de Solidariedade do munícipio. Ao todo, a ação dos 25 alunos do 5º ano reuniu 630 peças, porém a atividade envolveu toda a unidade escolar e a comunidade. De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Vanice Sorgi Gasparin Garcia, de 49 anos, o começou em 2011, mas a cada ano o retorno é mais expressivo, o que reforça nos estudantes o espírito de cidadania.

Quanto ao apelo social desempenhado pelos alunos, a professora considera que é muito importante trabalhar o respeito e a solidariedade ao próximo. “Eles podem trabalhar desde cedo o ato de cidadania, compreenderam as desigualdades sociais de forma com que a ação sirva de aprendizado para o futuro deles”, destaca.

O trabalho social dos alunos teve início dentro das salas de aula com outros estudantes. Segundo a professora, eles passaram de sala em sala com cartazes orientando e incentivando a importância de trazerem aos itens para doação. “Então, ver os pequenos trazendo, os pais se mobilizando e todo mundo envolvido, foi o ponto chave em que envolveu a escola e a comunidade. Eles crescem diante do respeito e dos valores de cidadania e oferecem qualidade de vida para aqueles que não têm”.

Cidadania

A ação social desperta principalmente a solidariedade dos alunos. A aluna Bianca Carolina Moreira Souza, de 10 anos, relata a importância do trabalho realizado por ela e os amigos. “Eu achei muito interessante, porque a gente ajuda outras pessoas e praticamos a cidadania. É importante porque às vezes é pouco para gente, mas é muito para alguém que passa frio ou fome”, diz.

De acordo com o aluno Kayque Seedorf Goncalves, de 11 anos, a importância da doação é que existem muitas pessoas que necessitam de um agasalho. “Se temos bastante podemos doar para as pessoas que necessitam, porque às vezes elas não têm onde morar e moram nas ruas. Então, precisamos incentivar a doação”. 

Segundo a coordenadora da campanha “Abrace essa causa e quem mais precisa”, de Prudente, Kátia Guímaro, de 67 anos, a escola desenvolve, através do projeto, a cidadania e a solidariedade nas crianças. “Nós do Fundo Social ficamos imensamente agradecidos com a atitude, pois são estudantes com espírito de fraternidade para àqueles que não têm como comprar um agasalho nesse inverno. Então eles estão abraçando essas pessoas que nesse inverno vão se sentir abraçadas por esse agasalho”.

Serviço

De acordo com Katia Guímaro, a entrega dos itens será realizada entre os dias 24 a 28 de junho, no Fundo Social de Solidariedade, das 8h30 às 16h. Mais informações por telefone (18) 3222-1881.

Publicidade

Veja também