Alunos do Guri participam de palestra sobre cultura popular

Atividade foi realizada nesta segunda-feira, na Casa da Criança e do Adolescente, com o objetivo de possibilitar uma reflexão sobre o tema

VARIEDADES - Da Redação

Data 10/09/2018
Horário 18:41
AI da Prefeitura de Pirapozinho - Crianças e jovens, atentos à palestra, que abordou ainda os projetos a serem desenvolvidos na cidade
AI da Prefeitura de Pirapozinho - Crianças e jovens, atentos à palestra, que abordou ainda os projetos a serem desenvolvidos na cidade

Os alunos do Projeto Guri de Pirapozinho foram recepcionados com uma atividade socioeducativa que envolveu uma palestra sobre a cultura popular, realizada na Casa da Criança e do Adolescente – Casa do Menor, nesta segunda-feira.

A atividade teve como objetivo possibilitar uma reflexão sobre a cultura popular brasileira, juntamente com a identificação  social da comunidade, através  de suas criações culturais coletivas ou individuais. Onde o foco maior foi conhecer os diversos tipos de cultura, como investigar quais as referências culturais da comunidade em que o polo está inserido.

O que motivou essa ação foi oportunizar uma formação cultural das crianças e adolescentes, ampliando o seu repertório a respeito da sua cidade, através de uma exposição de referências de músicas, danças, artesanato, teatro e jogos dentre outros que compreendem  diferentes aspectos das regiões  do país e, principalmente,  do município.

Durante a ação, a coordenadora do projeto, Izabel Portela Videira, proporcionou o momento de integração entre os alunos iniciantes com aqueles que já participam dos cursos e orientou sobre as normas a serem cumpridas, juntamente com os educadores Marcelo Saldanha, Ruben Vicentini Erivelton Barbato e Anselmo Ferreira.

A palestra foi ministrada pelo gerente de Turismo do município, Jurandir Aparecido de Lima, que explanou a respeito da cultura de Pirapozinho, enfatizando sobre os projetos a serem desenvolvidos, por meio da articulação entre os setores da cultura, turismo e esporte.

Além disso, foi comentado sobre a Música Popular Brasileira, artesanatos, folclore, lendas do Brasil e apresentado aos alunos o hino do município, bem como os trabalhos do Museu Cacique Tibiriçá e do Centro Cultural Rosa Vantini Martinez.

Esta atividade socioeducativa deve se estender ao longo do semestre, culminando em um musical temático com a participação ativa dos alunos na produção.

Com AI da Prefeitura de Pirapozinho

 

 

 

Publicidade

Veja também