Alunos do Guri apresentam Concerto de Sopro e Percussão no Paulo Roberto Lisboa

Evento gratuito será na quarta-feira, dia 24 de novembro, no teatro localizado no Centro Cultural Matarazzo, e contará com a participação do Quinteto de Metais

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 17/10/2018
Horário 05:55

 

No dia 24, às 20h, o Polo Regional do Projeto Guri - programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, voltado para crianças e adolescentes – apresenta o Concerto de Sopro e Percussão com a participação especial do Grupo de Metais de Presidente Prudente, no Teatro Paulo Roberto Lisboa. O evento é gratuito.

De acordo com a coordenadora do polo Fernanda Sanches, 34 anos, a apresentação com repertório variado é uma oportunidade dos alunos mostrarem os trabalhos que vem desenvolvendo a partir do ensino e aprendizado assimilado no polo.

E, igualmente, uma oportunidade do público em geral conhecer a atuação dos professores, juntamente com seus alunos. “No palco, em uma hora de apresentação eles oferecem a cultura da música clássica variada, tanto internacionais quanto nacionais como canto nordestino, temas de filmes etc. Nosso grupo de sopro e percussão tem cerca de 30 alunos”, expõe a coordenadora.

 

 

“No palco, em uma hora de apresentação, eles oferecem a cultura da música clássica variada, tanto internacionais quanto nacionais como canto nordestino, temas de filmes...”

Fernanda Sanches

coordenadora do polo

 

Fundado em 2006, o Projeto Guri em Prudente e de outras cidades da região tem seus polos considerados como “ótimas” unidades em seus anos de atividades. No polo prudentino são oferecidos cursos de: acordeom, clarinete, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, iniciação musical, oficina cajón, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violão, violino e violoncelo.

“Temos 688 vagas para alunos, crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos. O projeto Guri  oferece aprendizado musical, desenvolvimento enquanto informação, disciplina e a importância de se trabalhar o coletivo, que faz a diferença na vida de todo ser humano”, salienta Fernanda.

 

Projeto Guri

Mantido pela SEC (Secretaria da Cultura) do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. No interior e litoral são cerca de 360 polos, incluindo da Fundação Casa, administrados pelo Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da secretaria estadual que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

 

REPERTÓRIO

 

QUINTETO DE METAIS

“Batte Suite” - Samuel Sheidt

“Sonata” - Anouynous

“Chinatown” - W.Jerome; J.Schwartz

 

GRUPO DE SOPRO E PERCUSSÃO

“Capitão América” - Alan Silvestri

“Sinfonia Sentimental”

“Aztec Fire” - Jay Bocook

Cantos nordestino - Gilberto Gagliard

“Billie Jean” - Michael Jackson

“Earth - Wind an Fire Medley”

 

Serviço

O Teatro Paulo Roberto Lisboa - assim como o Projeto Guri - fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Presidente Prudente. Mais informações podem ser obtidas pelo número (18) 3222-5558.

 

Publicidade

Veja também