Alunos do Cidadescola cuidam do meio ambiente

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 28/09/2017
Horário 12:21

Jornal O Imparcial

Jornal O Imparcial

Plantio de árvores: ipês, patas de vaca, acácias; catalogação de espécies arbóreas como de mangueira, ipês, sete copas, oitis; contação de história: “A árvore generosa”, com a querida contadora Cida Santos; oficina de desenho e muita alegria. Isso foi o que alunos do programa de educação integral Cidadescola de Presidente Prudente vivenciaram em uma atividade denominada Ecocidadescola, em comemoração ao Dia da Árvore e, principalmente, de incentivo à preservação do meio ambiente.

Conforme o professor do programa, Itamar Xavier de Camargo, estas foram as primeiras ações realizadas no entorno da Ceab (Centro Esportivo Antonio Benites) que contou com a parceria da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

“É importante que a criança entenda que nossos recursos naturais são limitados, que muitos dos desastres naturais [enchentes, deslizamentos de terras, erosão, etc] que ocorrem, são por conta de tudo que fazemos contra o meio ambiente, assim ela pode ser uma multiplicadora dos cuidados com a natureza em qualquer lugar que ela vá. As crianças acabam, muitas vezes, ensinando bons hábitos aos adultos!”, exclama o professor.

Segundo Itamar, divididos em duas turmas, de manhã e à tarde, aproximadamente 40 alunos da Escola Municipal Pioneira Ludovica Ligabo Rodrigues estiveram envolvidos nas atividades do Ecocidadescola e fizeram um juramento de que cuidarão do meio em que vivem.

 

ARTE EM CENA

No Livro Tudo Tem

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Monstrinhos Articulados de Papelão

Data: domingo

Horário: 16h

Local: Quiosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS

Jornal O Imparcial

Este livro mostra situações reais do cotidiano de um jeito que procura ser simples e de modo colorido. Os personagens dos três contos que compõem esta obra são crianças que vivem no espaço urbano. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

 

Ficha Técnica

Autora: Ruth Rocha

Editora: Salamandra

Páginas: 64

Preço: R$ 46

 

FOTO 02

 

ELMER, O ELEFANTE XADREZ

Jornal O Imparcial

“Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes jovens, elefantes velhos, elefantes altos, gordos ou magros. Elefantes de um jeito ou do outro, elefantes assim ou assado, todos diferentes, mas todos alegres e todos da mesma cor. Todos, menos Elmer”. Engraçado e muito doce, ele é o personagem principal que emana alegria da manada. Consegue fazer todos rirem de suas brincadeiras e todos gostam de estar em sua companhia. Mas, algo o incomodava: ele era diferente, não era igual aos outros elefantes... Elmer era xadrez! Até que em um belo dia, ele decide ficar igual aos outros e percebe que a mudança não era exatamente o que ele esperava. A história traz então uma linda lição sobre as diferenças de cada um.

 

Ficha Técnica

Autor: David McKee

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 32

Preço: R$ 44,90

Publicidade

Veja também