Alunos de artes visuais expõem “Novos Olhares” no Matarazzo

Mostra é composta de releituras de obra de Arcangelo Ianelli, pintor, escultor, ilustrador e desenhista moderno brasileiro

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 28/05/2018
Horário 18:48
Cedida: Vernissage dos alunos do 5º termo do Curso de Artes Visuais da Unoeste, no Matarazzo
Cedida: Vernissage dos alunos do 5º termo do Curso de Artes Visuais da Unoeste, no Matarazzo

A partir da leitura de uma imagem, a figura do palhaço, de um dos maiores nomes da pintura brasileira, reconhecido pela coloração e a luminosidade marcante de suas obras, orientados pela professora Zenilda Pasquini, 26 alunos do 5º termo do curso de Artes Visuais da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realizaram na prática trabalhos que resultaram em obras inéditas compondo a exposição “Novos Olhares - Homenagem a Arcangelo Ianelli”. A mostra pode ser vista até o dia 3 de junho na Sala de Convivência do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

Para explicar por que Arcangelo Ianelli, a professora ressalta que conhecer arte é um dos pilares que sustenta o ensino da arte.  “Logo, oferecer essa possibilidade aos nossos alunos do curso de Artes Visuais, futuros profissionais, é imprescindível. E Arcangelo Ianelli foi escolhido por ser considerado um dos mais importantes da contemporaneidade. Ao conhecer sua trajetória, os alunos selecionaram uma de suas obras e, em um processo criativo interessante, realizaram a leitura e releitura da mesma”, expõe a orientadora da turma.

Segundo a professora, a arte contemporânea foi o estilo empregado nas obras, visando sempre a originalidade de ideias. Ela destaca que a atividade foi importante para os alunos que conheceram a trajetória e obras de Arcangelo Ianelli, um artista contemporâneo. E a exposição dá a oportunidade de mostrarem e experimentarem linguagens poéticas e inusitadas formas de expressão.

Perguntado a Zenilda o que as artes visuais representam ela responde com uma citação: “’Temos que alfabetizar para a leitura de imagens. Através da leitura de obras de artes plásticas estaremos preparando a criança para decodificação da gramática visual ...’” [Ana Mae Barbosa, A Imagem no Ensino da Arte, p. 35, 2001’”.

 

SAIBA MAIS

Arcangelo Ianelli foi um pintor, escultor, ilustrador e desenhista moderno brasileiro. Ele nasceu em São Paulo, no dia 18 de julho de 1922 e morreu no dia 26 de maio de 2009. Como artista passou por várias fases em sua carreira, revelando ter grandiosa flexibilidade artística. Iniciou-se no desenho quando adolescente e, depois se dedicou a pintura, gravura, serigrafia, esculturas e relevos pintados. Começou sua carreira por volta de 1940, pintando modelos nus, paisagens e cenas urbanas. Ele foi um artista inquieto e uma frase sua comprova essa inquietação: "O que move o artista é a insatisfação, o dia em que eu ficar plenamente satisfeito com minha obra, não tenho mais razão para pintar”.

 

Serviço

A Exposição “Novos Olhares - Homenagem a Arcangelo Ianelli” pode ser apreciada até o dia 3 de junho, de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 22h, domingos e feriados a partir das 16h, na Sala de Convivência no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

 

 

 

Publicidade

Veja também