Alimentos trazem equilíbrio ao organismo

Produtos considerados do “bem” são ricos em fibras, vitaminas e minerais e favorecem o processo de desintoxicação do corpo

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 29/04/2018
Horário 09:49

Conhecidos como “alimentos do bem”, os vegetais, legumes e frutas compõem a dieta de produtos balanceados, que contribuem para o bom funcionamento do organismo e do corpo humano. O gengibre, a beterraba, o brócolis, o limão e gema do ovo são alguns dos alimentos que devem ganhar destaque do cardápio diário dos cidadãos, por serem ricos em nutrientes, que auxiliam na função hepática, e na eliminação de toxinas.

Segundo a nutricionista Bete Barretto, todos estes alimentos podem ser consumidos diariamente, fora o gengibre, que deve ser ingerido em quantidades dosadas, pois, em excesso, acelera o metabolismo. O ideal é o equivalente à uma colher de chá, em sucos detox ou vitaminas. “No caso de pessoas idosas, que possuem um organismo mais lento, o gengibre em exagero pode levar a um ataque cardíaco, já que seus batimentos aumentam”.

Já as gemas de ovos devem ser consumidas sempre cozidas. É importante ressaltar o cuidado na preparação devido à salmonela, uma bactéria presente na gema que pode ocasionar transtornos no corpo humano.

No caso do brócolis, uma fonte rica em ácido fólico, ferro e cálcio, é recomendável que seja  preparada no cozimento a vapor, assim como os legumes em geral, pois nesse procedimento é possível segurar as propriedades nutritivas. Em um tempo de três até quatro minutos, o ideal é sempre servir mais ao dente, com uma consistência firme.

O limão, fonte de vitamina C, ganha ainda mais valor se utilizado como tempero de verduras e folhas cruas, porque faz com que os ferros dos vegetais seja mais bem absorvido.

Já a beterraba tem citoquímica, que é responsável pela cor roxa nos alimentos. Os talos do vegetal são ricos em fibras e ajudam no funcionamento do organismo, principalmente o intestino.

Com uma extensa lista de alimentos do bem, a especialista ressalta que o cardápio saudável deve vir acompanhado de alimentos frescos todos os dias. “Quando mais colorido for o prato, mais saúde ele tem. Costumo dizer que no mínimo são três cores: tomate, alface e cenoura ralada, por exemplo”.

Questionada sobre a importância de uma alimentação adequada, Bete destaca que os alimentos possuem os nutrientes que o corpo humano mais necessita, como as vitaminas e os minerais e fibras.  Isso não acontece, por exemplo, com a carne, uma proteína que é importante, mas o cidadão pode ficar sem consumir todos os dias.

Além dos bons alimentos, a hidratação é outro fator indispensável para o organismo. Contudo, refrigerantes e bebidas alcóolicas não podem ser consideradas como opções, pois elas ajudam a desidratar o corpo, ao contrário do que muitas pessoas pensam. “Só vale água e suco natural, pois aquele produzido quimicamente só traz problemas”, finaliza.

 

Consumo consciente

Preocupada desde muito cedo com os hábitos alimentares, a estudante Ana Elisa Sayuri Kobata, 22 anos, conta que o assunto era coisa de família, pois na sua casa existia bastante preocupação com o consumo de produtos naturais, sem conservantes e agrotóxicos. Com isso, ela explica que nunca teve uma alimentação desregrada, mas que já passou por fases de onde era mais disciplinada. “Acredito que isso mudou um pouco por conta da faculdade, hoje é muito corrido, estudo em tempo integral e tenho vários trabalhos, e por isso falta tempo”.

Questionada sobre a vontade de comer doces ou períodos de ansiedade, Ana Elisa comenta que, quando se alimenta melhor, com a ingestão de frutas, cereais integrais e vegetais, a vontade diminui. “Procuro não ter em casa produtos industrializados, principalmente para que na hora da pressa não acabe preferindo o consumo imediato. Também evito açúcar no suco, chás e no café”. Para ela, quanto menor o consumo, menos a vontade.

De acordo com a estudante, uma alimentação balanceada traz melhorias em vários aspectos da saúde e do corpo. “Percebo que tenho mais disposição mentalmente e fisicamente, além disso, observo que minha pele fica mais bonita. No corpo consigo ver a diminuição de medidas”.

Publicidade

Veja também