Além de prezar pela segurança, cada um deve pensar no próximo

EDITORIAL -

Data 22/05/2018
Horário 08:13

Trânsito: ato de transitar. Circulação de pessoas, automóveis e seus similares. Tudo aquilo que compõe o trânsito, além de formá-lo, é também responsável por ele. O mês de maio já está caminhando para o seu fim, mas ainda vale ressaltar que é um mês totalmente voltado a ações de prevenção a acidentes de trânsito e conscientização para um bom fluxo do mesmo.

Em Presidente Prudente, o Movimento Maio Amarelo é coordenado pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários em Presidente Prudente) e propõe o envolvimento direto da sociedade para uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. Inúmeras ações relacionadas ao tema são realizadas durante os 31 dias do mês, envolvendo toda a comunidade, de todas as classes e idade.

Todos fazem parte do trânsito, sendo motorista, passageiro, pedestre, ciclista, garupa, piloto. Não importa. Nossas ações – boas ou más – influenciam diretamente no bom andamento – ou não – diário das “ruas”. Independente da posição que cada um ocupa naquele momento, o importante é fazer por onde e ter práticas produtivas e que somam ao desempenho tranquilo no trânsito.

De nada adianta, quando está dirigindo, reclamar que o pedestre não atravessou na faixa se você quando está caminhando tem a mesma atitude. De nada vale você considerar absurda a velocidade que aquele carro está no centro da cidade, se você não para corretamente no sinal vermelho. Não adianta também falar “mal” daquele motociclista que ultrapassa pela direita, se você, quando pega um moto-taxi, solicita ir o “mais rápido possível” para chegar ao destino no horário. Repito: nossas atitudes influenciam diretamente no bom resultado do trânsito naquele momento.

Todos, independente de onde está, têm que fazer algo em prol do curso tranquilo das vias, não só da cidade, mas de qualquer lugar que estiver.

Como dito neste diário na edição de domingo, é essencial que a população busque respeitar o cumprimento das normas e legislação de trânsito, uma vez que a segurança faz parte do cotidiano de todos. Para que o objetivo se torne crescente perante a sociedade, a conscientização é necessária, e isso é feito por meio de ações promovidas pelo município. Para dirigir, caminhar, pedalar, ou qualquer que seja sua ocupação no trânsito em determinado momento, não basta pensar na própria segurança, o condutor deve prezar, também, pela segurança dos outros.

Publicidade

Veja também