Além de outros benefícios, árvores ajudam amenizar calor

EDITORIAL -

Data 22/01/2019
Horário 04:05

Calor. Calor. Calor. Esta é a palavra mais dita nos últimos dias, pelo fato das altas temperaturas marcadas nos termômetros. Os dias quentes têm sido motivos de “reclamações” e busca de alternativas para amenizar a alta sensação térmica. As pessoas querem sombra, piscina, água, roupas frescas, ar condicionado, ventiladores. Sempre buscam algo para aliviar a “quentura”.
Como noticiado neste diário no domingo, o oeste paulista é conhecido pelas altas temperaturas e, em Presidente Prudente, isso se potencializa ainda mais no período noturno, conforme mostra um estudo realizado pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista). As chamadas “ilhas de calor” ficam até 8ºC mais quentes no perímetro urbano diante da zona rural próxima em noites estáveis sem chuvas ou ventos. Nos demais horários do dia, a variação está entre 3ºC e 4ºC. Locais com árvores e natureza por perto, claro, marcam temperaturas menores e a sensação de frescor é maior. A matéria traz a avaliação da pesquisadora, Margarete Cristiane da Costa Trindade Amorim, que afirma que não é possível separar em bairros as situações mais intensas, porém, “é notório que localidades com mais arborização, como loteamentos antigos, possuem vantagem na temperatura em relação a novos loteamentos, como conjuntos habitacionais de construções densas e pouca área verde”.
Em uma verificação in loco, conforme a reportagem, foram verificadas ilhas de calor urbanas com temperaturas estimadas entre 17ºC e 18ºC no centro comercial de Prudente, área com pouca arborização. Já nos bairros residenciais a temperatura ficou entre 15ºC e 17ºC. Na periferia mais arborizada e com menor área edificada a temperatura registrada foi entre 13ºC e 14ºC enquanto nos bairros populares, onde os terrenos são pequenos, as temperaturas medidas variaram entre 14ºC e 16ºC. Já nas áreas no entorno rural próximo, com predomínio de pastagens, as temperaturas variaram entre 10ºC e 13ºC. Os condomínios fechados de alto padrão construtivo, com terrenos grandes e arborizados, apresentaram temperaturas semelhantes às do ambiente rural, entre 10ºC e 13ºC. 
Essa pesquisa mostra a importância da arborização para a comunidade. Os benefícios advindos da arborização urbana promovem a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, o embelezamento da cidade. É essencial manter o arvorismo e proporcionar isso para nós e para as próximas gerações. Com o já tão conhecido aquecimento global, plantar novas árvores e manter as que já existem é essencial para a qualidade de vida humana. E para nossos cuidados, tome água, se hidrate. Já, já o calor vai embora e vai fazer falta para muita gente!

Publicidade

Veja também