Agita Prudente reúne 150 ciclistas para atividade

A iniciativa tem como objetivo a conscientização para aquisição e manutenção da qualidade de vida

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 07/04/2019
Horário 04:50
José Reis - Em sua 10º edição, evento atraiu 150 ciclistas e apaixonados pelo esporte
José Reis - Em sua 10º edição, evento atraiu 150 ciclistas e apaixonados pelo esporte

Inspirado no Agita Mundo e Agita São Paulo, o Agita Prudente foi instituído pelo Decreto 32/2009. Em sua 10º edição, o evento atraiu 150 ciclistas e apaixonados pelo esporte. Segundo um dos organizadores, professor Silvio Sena, 56 anos, a iniciativa tem como objetivo a conscientização para aquisição e manutenção da saúde e a promoção da qualidade de vida. A atividade ocorreu em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e contou com apoio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e de uma equipe Nasf (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com outros setores do município.

Silvo relata que a ação visa divulgar e promover a importância da atividade regular de pelo menos 30 minutos por dia, para manutenção e aquisição da saúde. A opção pelo ciclismo veio através do grupo Aro 26, movimento de incentivo à atividade que serve de exemplo para pessoas que decidiram optar pela prática regular da atividade.

De acordo com o empresário Welington Guerrero, 30 anos, o interesse em participar do evento foi justamente o incentivo de fazer as pessoas pedalarem e praticarem atividade física. “O movimento já fala, ‘Agita Prudente’, ‘Agita São Paulo’, ‘Agita Mundo’ e como eu tenho uma empresa de bicicletas, resolvi dar oportunidade para as pessoas que não tinham uma locomoção participarem do evento. Colocamos um preço simbólico para aquele que precisava de equipamentos para participar da ação”, salienta.

A estilista Juliana Spolador Amaral, 32 anos, levou a filha Gaia para participar da atividade. “Eu conheci o evento através de algumas pessoas e participei por influência da minha filha”, conta. A mãe destaca que a pequena gosta quando ela aluga bicicleta e de paladar no parque, e que o Agita Prudente beneficiou esta alegria para ela.

 

O percurso

O percurso do passeio ciclístico iniciou pela ciclovia da zona sul, passando por baixo do viaduto da Rodovia Raposo Tavares, seguindo no sentido da Fundação Inova Prudente e do antigo Meridional Praia Clube em direção ao Conjunto Habitacional Ana Jacinta, com destino à Praça da Juventude. O percurso de ida e volta foi de aproximadamente 14 km.

 

Ação

O programa de combate ao sedentarismo e de incentivo à atividade física surgiu em 1995 envolvendo o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e Secretaria de Estado da Saúde, com o nome de Agita São Paulo. É realizado em mais de 400 dentre os 645 municípios paulistas, ocorrendo em Presidente Prudente desde 2010, numa ação conjunta da Seduc e equipe Nasf da Secretaria da Saúde Municipal.

 

 

Foto: José Reis

240

A iniciativa tem como objetivo a conscientização para promoção da qualidade de vida

 

241

Em sua 10º edição o evento atraiu 150 ciclistas e apaixonados pelo esporte

 

242

Welington destaca que o interesse em participar foi proporcionar o incentivo para às pessoas praticarem

 

243

A estilista Juliana levou a filha Gaia para participar da atividade

 

Publicidade

Veja também