AGENDA AMBIENTAL

Homéro Ferreira

Quando se dá o exemplo, se tem moral para fazer cobranças. A Câmara Municipal, ao adotar medidas de gestão ambiental e se fazer presente na Rede Nacional do Legislativo Sustentável, deixa seus vereadores tranquilos para legislarem nessa área.

COLUNA - HOMERO FERREIRA

Data 10/11/2019
Horário 04:17

LIÇÃO DE CASA

A edilidade prudentina promove a microgeração de energia solar, através de sistema fotovoltaico, uso de lâmpadas de LED e sensores de presenças. Respondem pela Agenda Ambiental da Câmara Danilo de Almeida, Lenon Fachiano e Fernando França.

 

ESCURIDÃO EXTREMA

A palavra breu é usada para situação de escuridão extrema e pode, perfeitamente, ser usada pelo menos em alguns trechos de ruas de Prudente. A reclamação sobre lâmpadas queimadas está no dia das emissoras de rádio e nas redes sociais.

 

AUMENTOU E PIOROU

Com a aprovação da Câmara, a Prefeitura aumentou a CIP (Contribuição de Iluminação Pública) e o serviço piorou. Problema de gestão, já que a arrecadação tem apresentado superávit significativo. Chegou a ser arrecadado a mais R$ 450 mil em um mês.

 

REVOGAÇÃO DA LEI

Agora, os vereadores querem revogar a lei em vigor para que seja reduzida a taxa de iluminação pública. Nesse sentido, já existe projeto protocolado na Câmara Municipal para ser apreciado brevemente em plenário.

 

AUDIÊNCIA DO ORÇAMENTO

Está confirmada para o dia 29 deste mês a audiência pública para discutir o orçamento municipal de Presidente Prudente, referente ao exercício de 2020. Será às 19h30 na Câmara de Municipal, conforme publicação oficial.

 

SERVIDORES ESTADUAIS

Ao anunciar a reforma da previdência estadual, o governador João Doria (PSDB) assegurou que serão mantidas as regras especiais para professores, policiais e pessoas com algum tipo de deficiência.

 

REFORMA ESSENCIAL

Doria diz que a reforma é essencial à sustentabilidade financeira dos recursos públicos, inclusive para possibilitar investimentos, já que a medida a ser apreciada pela Assembleia Legislativa poderá resultar em uma economia de R$ 10 bilhões nos próximos dez anos.

 

EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS

Desde que O Imparcial trouxe em manchete que 22 municípios da região com menos de 5 mil habitantes de Prudente poderão deixar de existir, vereadores das pequenas cidades estão em grande agitação, especialmente nas redes sociais.

 

BOCA NO TROMBOME

Os argumentos são de que, ao deixarem de serem municípios e passarem serem distritos de cidades maiores, que são as mais próximas, não será possível manter atendimentos de saúde, entre outros.

 

OLHO NO RETROVISOR

Variavelmente aos domingos, o Plantão apresenta algumas reminiscências. Hoje, o registro é de uma passagem que envolveu dois os vereadores em inflamada discussão por um assunto de momento, sendo um deles o Tadashi Kuriki.

 

EU SOU MANDACARU

O ocupante da tribuna disse que nenhum vereador iria fazer piquenique na sua sombra. Tadashi respondeu: “Eu sou mandacaru”. O silêncio foi total. Então, completou: “Não dou sombra porque não tenho copa e nem encosto porque tenho espinhos”.

Publicidade

Veja também