Afinal, você é um líder nato?

OPINIÃO - Ellen Santini

Data 19/04/2019
Horário 04:36

Em algum momento da sua vida você já parou para observar um pátio onde algumas crianças estão brincando? Seja no ambiente escolar, durante o momento do intervalo, em um parquinho do bairro, sempre existe uma criança que se destaca em meio ao grupo. Já reparou nisso? É ela quem faz a escolha do time, toma as devidas iniciativas durante as brincadeiras e ainda faz com que as demais crianças não se entristeçam em caso de derrota. É, de fato isso pode ser chamado de liderança.

E você, acredita que é um líder nato? Sim, não, talvez? Se sua resposta é “Não sei”, devo lhe contar que existem algumas características que são fáceis de serem identificadas nos perfis e faz com que revele traços de liderança em uma personalidade. Legal, né? Ficou curioso (a)?

Aliás, se você pretende fazer uma faculdade, seja ela qual for, é bom saber que em todas as profissões, a liderança é uma qualidade bastante valorizada no ambiente corporativo. Você sabia que existem alguns fatores que podem ser levados em consideração para saber se você é um líder nato? Quem sabe depois de ler esse artigo, você consiga identificar um líder em você. Vamos lá?

Você tem capacidade de influência? Assim, você já deve ter percebido que algumas pessoas possuem o dom de influenciar as outras pessoas. Seja pelas palavras ou mesmo pelo seu comportamento. Então, será que você é uma delas? Você tem medo de se expor? Líderes geralmente não possuem nenhum tipo de receio em falar em público, ou seja, não se acanham caso elas sejam o centro das atenções nos grupos de convivência, mesmo que momentaneamente.

Iniciativas. Por acaso, em diversas situações, você verifica que alguém precisa de algo ou que alguma coisa precisa ser feita imediatamente e sem pensar, já toma a iniciativa e faz? Parabéns, isso é uma característica importante em um líder. Multitarefas. Alguma vez você já se pegou ouvindo músicas, lendo um livro e ao mesmo tempo, realizando alguma tarefa diferente em seu celular ou no computador pessoal? A capacidade de fazer diversas coisas, sem perder o foco em nenhuma é bastante importante e será um diferencial em sua carreira.

Foco na solução. Ao avistar um problema, você rapidamente pensa, reage e age para saná-lo, tendo o seu foco principal na resolução? Legal, é importante que os líderes repensem posteriormente o que causou aquele problema, até para tentar amenizá-los ou ainda resolvê-los de vez, porém, a solução imediata ainda é uma característica bastante valorizada no mercado de trabalho. E então, quantas características fizeram sentido para você?

Publicidade

Veja também