Adutora rompe e afeta abastecimento de água

Até o conserto do local, Sabesp aponta que nenhuma reclamação de falta de água foi constatada; empresa pediu economia

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 15/03/2018
Horário 10:27
Marcio Oliveira, Reparo na adutora ocorreu ao longo do dia; local fica próximo ao distrito de Montalvão
Marcio Oliveira, Reparo na adutora ocorreu ao longo do dia; local fica próximo ao distrito de Montalvão

O rompimento de uma adutora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), ocorrida ontem, afetou no abastecimento de Presidente Prudente e Álvares Machado, que recebem água bruta do Rio do Peixe. Contudo, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, até o fechamento desta matéria não houve reclamação por falta de água. Por sua vez, moradores relatam de problemas constantes. O encanamento fica próximo das margens da Estrada Municipal Raimundo Maiolini, próximo ao distrito de Montalvão.

A nascente é responsável por 70 % do abastecimento de Prudente e 50% de Álvares Machado. Portanto, para a resolução do problema, a Sabesp informa que uma equipe técnica foi enviada até o local. A previsão era de que a Estação de Tratamento de Água de Presidente Prudente voltasse a receber água normalmente do Rio do Peixe por volta das 19h30, ontem mesmo. A empresa confirmou a finalização do conserto.

Mas antes que o trabalho pudesse ser concluído, a Sabesp orientou os moradores das duas cidades a economizarem os reservatórios de cada residência - nas caixas d’agua -, durante a execução do reparo ao longo do dia, mesmo que em nenhum local tenha sido constatado falta de água, ainda de acordo com a empresa. Dentre as dicas, foi colocada a necessidade banhos rápidos, evitar lavagens de carro, bem como uso de mangueira, entre outros.

Dicas que já são seguidas pelas moradoras de Montalvão, Maria Aparecida da Silva e Fátima Domingues. À reportagem, elas confirmam que até então não tiveram problemas com falta de água, mas salientam a questão da manutenção, que deve ser regular, com mais frequência. Ademais, elas falam que a situação não é a primeira vez que acontece.

E realmente não é. Em fevereiro no ano passado, como noticiado por este diário, o rompimento da tubulação deixou 70% de Prudente sem água, além de afetar também Machado. O caso aconteceu no mesmo local, mas, do contrário de rompimento, a Sabesp, na ocasião, informou que se tratava de um desencaixe.

Questionada se não há um serviço de manutenção que evite um impacto tão grande no abastecimento da cidade, a empresa argumentou, por meio de nota, que “segue um roteiro de vistorias nos 42 quilômetros da adutora do Rio do Peixe, porém, rompimentos na tubulação são passíveis de ocorrer devido a causas externas como a erosão do solo decorrente de chuvas”.

 

SERVIÇO

A Sabesp orienta que casos emergenciais devem ser informados à Central de Atendimento Telefônico, pelo 0800 055 0195, que atende 24 horas. A ligação é gratuita.

Publicidade

Veja também