Administração aguarda 30 mil visitantes em cemitérios de Prudente

No Dia de Todos-os-Santos, a expectativa é de que 10 mil pessoas passem pelas duas necrópoles municipais, além de 20 mil no feriado

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 23/10/2018
Horário 09:56
José Reis - Carlos de Lima atenta sobre proibição do uso de mangueiras: "Desperdício de água"
José Reis - Carlos de Lima atenta sobre proibição do uso de mangueiras: "Desperdício de água"

Finados é uma data especial para relembrar e homenagear as pessoas que já se foram e que de alguma forma deixaram lembranças. E os familiares que desejam higienizar as lápides ou identificá-las corretamente para a chegada da data, devem fazer isso até o dia 31 de outubro em Presidente Prudente. Já que de 1º a 2 de novembro, o Cemitério Municipal São João Batista e o Cemitério Municipal Campal irão receber 30 mil visitantes pelas 23 mil lápides de ambos.

Neste ano, a expectativa é de abrir espaço para 10 mil prudentinos no dia 1º – Dia de Todos-os-Santos – e 20 mil no feriado. A visitação irá ocorrer das 7h às 19h nos dois dias. Para que tudo ocorra como o esperado, a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) cuidam da limpeza dos cemitérios, e a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) do controle do comércio na parte externa do local, sendo que os interessados devem se inscrever na sede da pasta até sexta-feira.

De acordo com o gerente-administrativo dos cemitérios municipais, Carlos Alberto de Lima, o Dia de Finados terá como plano de fundo a celebração de missas, que irão condecorar importantes nomes da memória prudentina, entre eles, militares que morreram em combate. “Serão cinco missas no São João Batista e duas no Campal, com orações e reflexões sobre aqueles que passaram por aqui”, relata. Iniciativa importante, uma vez que, baseado em seus 18 anos de experiência, ele reconhece que a data simboliza algo muito particular para os prudentinos. Afinal, observa “a forma com que cada um lida com a situação”. Entre os túmulos mais populares, ele destaca o da menina Berta Lúcia, que recebe cerca de 8 mil visitantes anualmente. “Muita gente traz brinquedos, por acreditar que realmente que ela faz milagres, já é uma tradição”, explica. 

Quanto ao cuidado e respeito com as lápides, Carlos destaca algumas orientações. Entre elas, não lavar a sepultura fora do prazo determinado. “Isso gera desrespeito com os familiares do túmulo ao lado”. Além disso, ele aconselha aos indivíduos a escolherem flores naturais ao invés de artificiais. “Elas secam e nós recolhemos, já as de plástico não, algumas espécies podem até acumular água da chuva, e não teremos o controle disso, podendo se tornar focos de mosquitos da dengue”, explana. Quanto à lavagem de túmulos dentro do prazo, ele enfatiza a proibição do uso de mangueira. “É um desperdício de água desnecessário, sendo o ideal usar baldes de água”, frisa.

Missas

As missas no Cemitério Municipal São João Batista serão celebradas às 9h, 11h, 13h, 15h e 17h no dia 2. Já no Cemitério Municipal Campal, às 8h e às 10h, também no Dia de Finados.

Parcerias

De acordo com a Prudenco, a limpeza e organização do São João Batista já está em andamento com uma equipe de 15 colaboradores. “Nós também disponibilizaremos uma equipe de limpeza no próprio dia de Finados e algumas lixeiras a mais”, informa. Entre as recomendações, enfatiza o cuidado com descarte correto de resíduos.

Já a Semea e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estarão prestando auxílio nos dias 1º e 2: a primeira com um caminhão-pipa e a segunda com ambulâncias aptas para atender possíveis emergências. “Também já fizemos serviço interno de poda nos cemitérios”, pontua o secretario da Semea, Wilson Portella Rodrigues.

A Sedepp irá trabalhar na fiscalização e controle dos comerciantes que irão vender seus produtos. Para isso, está recebendo inscrições até sexta-feira. De acordo com o diretor de fomento ao comércio da pasta, Amarildo José de Araújo, os interessados devem comparecer na sede do órgão, munidos de CPF e RG. “Após isso, iremos encaminhar para o Setor de Tributação”, explica.

SERVIÇO

Os interessados em higienizar as lápides ou emplacá-las devem ir aos respectivos cemitérios até o dia 31 de outubro, das 7h às 17h. Qualquer dúvida pode ser sanada pelos telefones 3908-3644 e 3909-2244, do São João Batista e Campal, respectivamente. Para os comerciantes que querem vender seus produtos na porta deste locais, basta entrar em contato com a Sedepp até sexta-feira, na Rua Adib Jorge Tannus, 50 - Jardim Bongiovani.

SAIBA MAIS

A visitação será nos dias 1º e 2 de novembro, das 7h às 19h, em ambos locais. A parte de administração irá funcionar das 7h às 17h.

Publicidade

Veja também