Acúmulo de lixo pode causar impactos sociais

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 22/09/2018
Horário 04:02
Arquivo - Para especialista, é falta de solidariedade e de cidadania não separar o lixo corretamente
Arquivo - Para especialista, é falta de solidariedade e de cidadania não separar o lixo corretamente

O lixo está presente no nosso dia a dia e isso é inevitável, mas o que conta é a forma como as pessoas lidam com ele. Para o especialista em meio ambiente, Antonio Cézar Leal, o acúmulo e descarte incorreto de materiais pode causar “grandes” impactos sociais. Para se ter uma ideia, por exemplo, em Presidente Prudente, são geradas 220 t (toneladas) de lixo por dia, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

E os impactos não se resumem à poluição, contaminação dos lençóis freáticos e etc. Antonio cita algo que vai além: a falta de solidariedade. Isso porque “é um desrespeito” você não realizar a separação correta do lixo, sabendo que existem pessoas que vivem disso. “A Cooperlix faz esse trabalho na cidade, e muitos que ali trabalham vivem da renda gerada apenas da atividade. Não contribuir para esse trabalho mostra uma maior falta de cidadania”, lamenta.

Mas, sob a análise do especialista, a falta de comprometimento atinge uma parcela baixa em Prudente, quando o assunto é a destinação e o descarte correto do lixo. “Prudente é considerada uma cidade limpa, pois tem um bom sistema de coleta e separação de materiais”, completa. Entretanto, para que isso seja ainda melhor e maior, ele adverte que a educação ambiental é o único caminho, a fim de mudar costumes negativos.

E quando isso não é feito, o resultado é “a poluição do meio ambiente; poluição sonora; riscos de inundações, que, por sua vez, geram doenças; obstrução do escoamento de águas; contaminação dos lençóis freáticos; risco de incêndios; entre outros”, enumera o especialista.

DESCARTE IRREGULAR DE LIXO GERA

- Poluição ambiental e sonora;

- Riscos de inundações;

- Riscos de incêndio;

- Obstrução do escoamento de águas;

- Contaminação dos lençóis freáticos.

Fonte: Antonio Cézar Leal

Publicidade

Veja também