Ações que transformam

Consagrado vencedor de prêmio promovido pela metodologia OPEE, o Colégio Arte Livre, de Regente Feijó, recebe nesta quinta-feira o idealizador do método de ensino, Leo Fraiman

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 30/10/2019
Horário 09:15
Cedida - Alunos do colégio, divididos por cores, formam as “Brigadas Ecológicas”
Cedida - Alunos do colégio, divididos por cores, formam as “Brigadas Ecológicas”

A guerrilha do bem sai às ruas para conscientizar a respeito da preservação ambiental e sustentabilidade, gritam por onde passam suas palavras de paz, e mais, em seu caminho todo qualquer lixo é recolhido! Estes guerreirinhos têm nome, são a Brigada Ecológica, projeto realizado pelo Colégio Arte Livre de Regente Feijó, que recebeu o Prêmio Ações Transformadoras, uma vitória em nível nacional que demonstra a importância da interação das escolas com a sociedade.

O prêmio é uma realização da metodologia OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo), entre as escolas que adotam o método de ensino de projeto de vida, empreendedorismo, inteligência emocional e educação financeira, criado pelo psicoterapeuta Leo Fraiman. Em todo o Brasil, mais de 1,3 mil escolas utilizam a metodologia, e boa parte delas mandou seus projetos para o concurso que o colégio regentense foi campeão. O número exato de participantes não foi divulgado pela organização.

“O prêmio Ações Transformadoras tem o intuito de premiar institutos de ensino que realizam ações e projetos diferenciados, buscando tornar os alunos protagonistas e agentes transformadores da própria realidade”, explica o diretor administrativo do Colégio Arte Livre, Renan Moreno Barhum, 32 anos. Ele conta que o projeto Brigada Ecológica ficou entre os cinco selecionados pela organização do prêmio, e que na fase posterior, de votação popular, atingiram 51% dos votos, mais que os demais projetos selecionados somados.

A ação transformadora de Regente Feijó foi a única finalista da região sudeste, competindo na votação popular com projetos do Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Pernambuco. Consagrada vencedora, a Escola Arte Livre, da qual alunos do infantil ao fundamental 2 se empenharam na brigada, recebeu dois prêmios: o primeiro, símbolo da vitória, um troféu; o segundo, que mais empolga Renan, a visita do criador da metodologia OPEE à Escola.

LEO FRAIMAN

EM REGENTE

O psicoterapeuta, mestre em psicologia educacional e do desenvolvimento humano, escritor de mais de 20 livros, integrante do Comitê Mundial de Educação para Autonomia e conferencista na ONU (Organização das Nações Unidas), Leo Fraiman, fará amanhã visita especial aos professores e alunos do colégio campeão do Prêmio Ação Transformadora. No mesmo dia, a partir das 19h, ele ministrará palestra no Anfiteatro Municipal de Regente Feijó, localizado na Rua José Gomes, 568, ao lado da Prefeitura do município. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição, entretanto, a organização adianta que assim que os assentos estiverem preenchidos as portas serão fechadas por questões de segurança.

Publicidade

Veja também