Ações no Sesc relembram Idade Média em festival

De robôs a carroças, castelos e batalhas campais, público conta com programação gratuita; continua hoje no Sesc de Prudente

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 24/03/2019
Horário 06:30
José Reis - Heitor levou para o evento a oficina sobre fabricação de ferramentas medievais
José Reis - Heitor levou para o evento a oficina sobre fabricação de ferramentas medievais

A Idade Média é um período histórico da Europa, vivido entre os séculos V e XV. E além da transformação na sociedade feudal, o momento é marcado por carroças, castelos, fabricação de armas e ferramentas e as famosas batalhas campais. Quem curte o assunto pode ir além dos livros e artigos e conhecer parte dessas atividades no FestA! - Festival Aprender do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que, desde ontem, agrega vivências e oficinas para imergir ainda mais o público ligado à era medieval.

Crianças, jovens e adultos, qualquer um pôde e ainda pode participar, uma vez que a programação continua ainda hoje. Coordenador de programação da unidade, Ana Paula Ambrósio explica que quem passar pelo Sesc consegue aprender “vários fazeres” que são marcados pela Idade Média. “Tem o pessoal da marcenaria, a tipografia que marca o início da imprensa, com a prensa de Gutenberg, banda ensinando música medieval, dentre outras”, pontua. Ao todo, são nove atividades.

Em uma delas está a tenda da Velho Musgo Marcenaria, que ensina um pouco sobre a fabricação de ferramentas da época. Ministrado pelos instrutores Heitor Shoiti e Luisa de Oliveira Costa, a oficina tem direito até aos trajes medievais, vestidos por eles mesmos, “tudo para trazer ainda mais o ambiente do período histórico”, explicam.

Na atividade há quase cinco anos, Heitor argumenta que existe sim um público interessado. Sucessos como Game of Thrones, do canal norte-americano HBO, e jogos de RPG (role-playing game), segundo ele, aumentaram a ascensão ainda mais do estudos medievais. “A gente precisa separar o que é histórico e o que fantasia, porque há muita confusão nisso. Mas de todas as formas, o resgate desse mundo medieval é enfatizado”, pontua.

Sobre isso, a unidade também destaca que “o imaginário da época tem sido valorizado na cultura pop, em filmes, séries e jogos cujas narrativas remetem ao medieval”.

Continuidade

Hoje, das 13h às 14h30 e das 16h às 17h30, no Quiosque, tem também o bate-papo Música de Outrora, Música de Agora, com músicos do Taberna Folk e a oficina “É Fácil Fazer um Castelo”. Além de um dos pontos principais do festival, que é a batalha campal. A ação é um desdobramento da oficina de confecção de espadas e escudos com instrumentos de plástico e espuma.

As práticas contam com distribuição de senhas no local, com 30 minutos de antecedência e variam sua classificação etária entre 7, 12 e 14 anos.

serviço

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada em sescsp.org.br/prudente.

saiba mais

Atividades que ocorrem hoje no FestA!

- Primeiras impressões - tipografia em prensa antiga;

- Feira de fazeres;

- Ateliê - É fácil fazer um castelo;

- Bate-papo - Música de Outrora, Música de Agora;

- Vivência – Carroçarama;

- Swordplay - Batalha campal;

- Ateliê - Portal dos animais fantásticos.

Publicidade

Veja também