Ações de saúde marcam Dia do Diabetes em PP

Em alusão à data, UBS da Cohab terá palestras hoje, das 9h às 12h, com participação de 260 pacientes e da população em geral

PRUDENTE - Da Redação

Data 14/11/2017
Horário 12:27
Arquivo, Ação em alusão à data ocorrerá das 9h às 12h, na Unidade Básica de Saúde da Cohab
Arquivo, Ação em alusão à data ocorrerá das 9h às 12h, na Unidade Básica de Saúde da Cohab

Com o objetivo de conscientizar sobre o Dia Mundial do Diabetes, lembrado hoje, será realizado nesta terça-feira, pela Prefeitura de Presidente Prudente, o Dia do Diabético. A ação ocorrerá das 9h às 12h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, conhecida como Cohabão, e contará com a participação de 260 pacientes insulinodependentes atendidos na unidade, além da população em geral.

Na ocasião, haverá palestras com a equipe multiprofissional de saúde, com participação da endocrinologista Carolina Betônico, que abordará a respeito dos cuidados e prevenção da patologia. Os pacientes da unidade receberão orientações sobre alimentação saudável, com a presença da nutricionista Marina Sassaki. Eles ainda serão recepcionados com uma mesa repleta de frutas, além de sucos e salada de frutas.

Haverá também uma palestra ministrada pela psicóloga Mônica Tolomei com orientações aos pacientes. Na programação, o secretário municipal de Esporte, Claudinei Quirino, falará sobre a necessidade da atividade física e a importância do esporte na prevenção da doença. Durante a manhã, também terá um “aulão” com atividades físicas coordenadas por educadores físicos da pasta.

 

“O objetivo é detectar precocemente alterações na sensibilidade dos pés, na circulação e outras alterações comuns aos diabéticos, e que possam gerar riscos de agravamento se não forem tratadas no início”

Meire Tolosa,

gerente da UBS Cohab

 

Os clínicos da unidade examinarão os pés diabéticos, com auxílio da equipe de enfermagem e os dentistas da unidade farão avaliação bucal. De acordo com a gerente da UBS Cohab, Meire Tolosa, “o objetivo é detectar precocemente alterações na sensibilidade dos pés, na circulação e outras alterações comuns aos diabéticos, e que possam gerar riscos de agravamento se não forem tratadas no início”. Conforme a gerente, o evento alusivo à data visa proporcionar uma interação entre os pacientes e os profissionais habilitados para o tratamento da doença.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

Publicidade

Veja também