Ações comunitárias contra a dengue

Caçambas serão colocadas semanalmente em bairros prudentinos para descarte de lixo que favoreça a proliferação do mosquito da dengue; hoje, até a próxima segunda, a contemplada é a área 4

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 03/03/2020
Horário 07:15
Isadora Crivelli - Em reunião, poder público e privado traçaram planos para combate à proliferação do Aedes aegypti
Isadora Crivelli - Em reunião, poder público e privado traçaram planos para combate à proliferação do Aedes aegypti

Ações comunitárias são as próximas formas de enfrentamento à ameaça da dengue e do mosquito transmissor, Aedes aegypti. Em reunião na sede da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Presidente Prudente, representantes de diversas secretarias da cidade, liderados pelo prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) e pelo secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, discutiram ações e criaram um protocolo de trabalhos para os próximos dias e semanas.

O último boletim divulgado pela VEM registrou que em Presidente Prudente, até 29 de fevereiro, 448 casos de dengue estavam confirmados, entre as quase 2,4 mil notificações, das quais 864 já foram descartadas. As regiões que apresentam números mais alarmantes são a zona norte, com 117 casos confirmados, e a zona leste, com 102 confirmações. Como já informado por este diário, a Vigilância Epidemiológica descartou o óbito suspeito por dengue da idosa de 92 anos, moradora da área 4. Desta forma, neste ano, o município não registra morte pela doença.

"De 70% a 80% dos casos de dengue, a contaminação ocorre dentro da residência", afirma Valmir. Por isso, a Prefeitura, a partir de hoje, deixará, por uma semana, caçambas em bairros para que o cidadão descarte o lixo que favoreça a proliferação do mosquito. A primeira área contemplada é a quatro, que corresponde a bairros da zona leste. São eles: jardins Brasília, Cambuci, Itapura I e II, Planalto e Santana; distritos industriais; e vilas Aurélio, Brasil, Furquim, Iti, Líder e Marcondes.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Rodnei Rena Rodrigues, a pasta, junto à Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e à Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) serão responsáveis, seguindo os cronogramas da Saúde, pela execução das ações. Fará parte da programação, inclusive, a exibição de faixas, junto às caçambas, para que o cidadão seja informado da finalidade das ações, esta, uma sugestão do prefeito. Será explicada a destinação para o controle da proliferação do Aedes aegypti, bem como o tipo de lixo que deve ser depositado nos locais. Lixo orgânico não deve ser colocado nas caçambas.

Valmir salienta que, sem a ajuda da população, não é possível ter sucesso no controle da doença. Segundo ele, por enquanto, o número de casos na cidade é administrável. “Não queremos chegar aonde chegamos nos últimos anos”, pontua. Em 2019, a situação de emergência foi decretada só depois de quase 5 mil casos confirmados.

PARCERIA COM A

INICIATIVA PRIVADA

Além das caçambas posicionadas semanalmente em setores das áreas de Prudente, - as primeiras, instaladas hoje, serão recolhidas na segunda-feira e assim será nas demais semanas -, a Prefeitura também fará, entre segunda e terça-feira, já a partir da próxima semana, mutirões de recolhimento dos entulhos que sobrarem das ações com caçambas, uma verdadeira “varredura”. Para isso, a administração municipal conta com o apoio da Unimed, que, desde o ano passado, tem atuado junto ao poder público por meio da campanha "Prudente contra o mosquito".

A cooperativa médica colaborará com alguns caminhões. De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Unimed, Edson Kuramoto, a cooperativa tem noção da responsabilidade social que possui. “A dengue não discrimina pessoas que possuam planos da Unimed ou pessoas que não possuam, é um interesse público, comum, social”, destaca.

Entre os representantes do setor público ou privado, a expectativa é que as caçambas, ao centralizar os pontos de descarga de lixo e entulho que favoreçam a proliferação do Aedes aegypti, acelerem os trabalhos. Outros pontos de centralização estarão em funcionamento em cerca de 20 dias. São os ecopontos dos jardins Cambuci e Sabará, sob responsabilidade do secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues.

Distribuição da dengue em Prudente*

Área

Região

Notificações

Positivos

1

Zona sul

317

49

2

Zona oeste

348

60

3

Centro-sul

244

44

4

Zona leste

447

102

5

Centro-norte

225

38

6

Noroeste

238

34

7

Zona norte

543

117

101

Distritos

29

4

Total

Presidente Prudente

2.391

448

* até 29 de fevereiro

Fonte: VEM

 

Serão distribuídas duas caçambas nos seguintes endereços:

1 - Esquina da estrada municipal que vai ao bairro Sete Copas, com a escola Sesi;

2 - Avenida Tancredo Neves, esquina com Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira;

3 - Avenida Tancredo Neves, esquina com a Rua Dr. Raul Brandão;

4 - Rua Abílio Nascimento, esquina com a Avenida Tancredo Neves;

5 - Rua Ângelo Alessi, esquina com a Rua José Castilho Filho;

6 - Rua Paulo José Lima, esquina com a Rua Aracaju;

7 – Rua Benedita Simioni, esquina com a Rua Antônio Alves da Silva.

Fonte: Prefeitura de Prudente

Publicidade

Veja também