Acipp se torna autoridade certificadora digital

Entidade migrou de ponto de atendimento para autoridade de registro credenciada, com benefícios para os usuários

PRUDENTE - Da Redação

Data 21/10/2018
Horário 05:59

A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) oferece a emissão de certificados aos associados e parceiros que possuem transações que exijam a certificação digital. O serviço existe desde 2008, mas a novidade é que a entidade sem fins lucrativos evoluiu de um PA (ponto de atendimento) para uma AR (autoridade de registro). A nova condição, que vigora a partir de amanhã, amplia a capacidade de atendimento e também representa agilidade para os usuários.

O agente de registro da AR, Claudinei Soares, explica que a Acipp agora é a entidade responsável pela identificação dos requerentes e titulares de certificados, validações das solicitações de emissão de certificados, além de solicitar sua revogação nos casos determinados e realizar serviços correlatos na ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas). “A tecnologia de certificação digital oferece sigilo e agilidade em transações e trocas de documentos com garantia jurídica. Muitas empresas precisam dos serviços e poder prestá-los diretamente é um diferencial importante”, ressalta.

“Antes, éramos um ponto de atendimento vinculado à Facesp [Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo], então, nós recebíamos as demandas e as encaminhávamos à Facesp, que fazia a conexão com a certificadora. Agora, a Acipp passou a atuar como AR da rede Facesp-Certisign. Com a migração, nossa entidade faz a interface entre o usuário e a autoridade certificadora, Certisign, o que representa rapidez nas emissões. Estamos muito felizes com essa conquista, porque é um ganho de qualidade no atendimento”, expõe a superintendente da Acipp, Maria Eugênia Leandro.

Com o certificado digital, as empresas passam a ter um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado “chave pública” e muitos outros dados que mostram quem ela é para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos.

Com Assessoria de Imprensa

Publicidade

Veja também