Após baixa adesão

Acipp estende horário de negociações de dívidas

Associação afirma que eram esperadas 200 pessoas por dia, mas, nesta semana, a média foi de 30 consumidores; horário será até 22h

GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local • 07/12/2018 04:02:00

Foto: José Reis - Consultorias e encaminhamentos ocorrem no subsolo da sede da Acipp, no centro de Prudente

A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) estenderá o horário de atendimento da campanha de negociação de dívidas que ocorre na cidade desde o dia 3, a partir desta segunda-feira, ação realizada em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e que aguardava cerca de 200 pessoas por dia para a consultoria. A medida se deu pela baixa adesão, já que, em média, passam 30 interessados diariamente no local, o que, para o presidente da associação, Ricardo Anderson Ribeiro, possui uma explicação. “Reunimos a equipe para achar o problema e percebemos que o horário de atendimento até 18h era uma barreira, já que muitos são os trabalhadores que objetivam negociar, mas não conseguem por causa do serviço. Desta forma, a partir de segunda-feira vamos atender até 22h”, acrescenta. Na cidade, como noticiado, mais de 13 mil devedores estão cadastrados no sistema da Acipp, com dívidas que passam dos R$ 18,5 milhões, mas, em balanço parcial ontem, apenas 47 haviam sido encaminhadas para negociações.

Conforme veiculado por O Imparcial, a intenção da campanha “Acertando suas contas” é a de promover a sustentabilidade do crédito, bem como aproveitar a chegada do 13º salário para que os consumidores quitem eventuais inadimplências. Ricardo lembra, no entanto, que os clientes receberão um cupom da campanha, depois da consulta na unidade, documento que deverá ser apresentado junto ao credor para a obtenção de descontos especiais. “Porém, cada empresa participante é que define seus critérios de negociação, ou seja, a Boa Vista e a Acipp não fazem a intermediação”.

Ao todo, de acordo com último balanço realizado pela Acipp, o valor da dívida registrada em Presidente Prudente, no acumulado dos últimos cinco anos, é de R$ 18.542.076,55, correspondentes a 13.433 devedores e 22.978 dívidas ativas. A partir disso, a ação aguardava diariamente uma média de 200 clientes para o encaminhamento às lojas, o que não ocorreu. “O 13º salário seria uma ótima oportunidade para tanto, mas percebemos que essas pessoas que estão recebendo o benefício são justamente os trabalhadores e que não conseguem sair do seu local de serviço para o atendimento. Ao encontrar esse problema, optamos por aumentar o horário de atendimento a partir de segunda, ficando, então, das 8h às 22h”. 

A reportagem esteve no local e notou que a procura pelo atendimento está tranquila em relação à expectativa, e notou ainda que muitos são os clientes que vão atrás da negociação, mas se deparam com dívidas que nesta ação não podem ser negociadas, como aquelas em cartórios ou correspondentes bancários, que não participam. Conforme a Acipp, no entanto, são cerca de 100 lojas que aderiram à causa, de segmentos que vão desde a vestimenta, calçados, óticas, planos de saúde, odontologia e imobiliárias. Desde o primeiro dia de campanha, até próximo das 15h de ontem, 47 pessoas haviam sido encaminhadas. “O brasileiro, como sabemos, deixa tudo para a última hora e isso não é indicado, já que ele tem que aproveitar a chance que as lojas estão oferecendo de negociações diferenciadas”, salienta Ricardo.

Experiência do consumidor

Cliente do comércio de Presidente Prudente, Renato Fonseca esteve na sede da Associação Comercial e Empresarial na tarde de ontem, quando buscou informações em relação à campanha e consultou sua situação junto às lojas cadastradas. No registro, foram encontradas inadimplências em lojas dos segmentos de roupas e calçados. “Fiquei sabendo por meios de comunicação desta ação e acho uma boa oportunidade para quem quer negociar suas pendências. Já vinha guardando certa quantia para esse acerto, pois já era uma intenção minha”. A ida às lojas não ocorreu ontem, mas ele afirma que voltará ao centro para as negociações.

SERVIÇO

 “Acertando suas contas”

Data: Até 15 de dezembro

Atendimento: Hoje, das 8h30 às 18h; sábados, no horário do comércio; a partir de segunda-feira, das 8h30 às 22h

Local: Subsolo da sede da Acipp

Endereço: Rua Siqueira Campos, 602, centro

Importante: Levar RG e CPF

Participação gratuita

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste