Ação social arrecada e destina brinquedos à Cooperlix

Doações, que envolveram voluntários dentro e fora da Unoeste, beneficiaram 120 crianças, filhas de 90 trabalhadores da cooperativa de produtos recicláveis

PRUDENTE - Da Redação

Data 15/10/2018
Horário 17:36
Cedida - Sandra e voluntários com os brinquedos já embalados, prontos para serem entregues
Cedida - Sandra e voluntários com os brinquedos já embalados, prontos para serem entregues

Ação de responsabilidade social desenvolvida pelo curso de Zootecnia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) envolveu voluntários, dentro e fora da instituição, na arrecadação de brinquedos para 120 filhos dos cerca de 90 cooperados da Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). A entrega ocorreu na véspera do Dia das Crianças.

A estudante Sandra Aparecida dos Santos Souza conta que os brinquedos foram embalados na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e retirados pelo pessoal da cooperativa, por dois motivos: para não expor as crianças e não atrapalhar o serviço dos pais. A coleta ocorreu em pontos na Unoeste e com as atuações de voluntários individuais pela cidade, além da ajuda coletiva na Unesp e da Cooper Taxi.

Outra contribuição foi da Rádio Comercial, com a divulgação feita no “Programa da Tarde”, comandado pela apresentadora Regina Santos. “Arrecadamos, entre brinquedos novos e usados, bem mais que a quantidade prevista. O que sobrou iremos fazer a doação antes do Natal, para uma creche ou instituição que atende crianças”, comenta Sandra, que foi quem apresentou a ideia e teve o apoio do curso.

“A nossa coordenadora Ana Cláudia Ambiel recebeu bem a ideia e a ação foi cadastrada na Proext [Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária]”, diz Sandra sobre o apoio e o cadastro feito pelo professor Claudio Donizete da Silva Jr, tendo a Zootecnia como curso principal e ainda o envolvimento dos cursos de Pedagogia presencial e à distância.

A intenção de contribuir de alguma forma com os cooperados começou em uma visita técnica à Cooperlix, na disciplina Ciências do Ambiente. Então, teve início a mobilização por voluntários, organizados em grupo de WhatsApp. Iniciativa que ganhou mais força a partir do incêndio que destruiu o barracão e equipamentos da cooperativa, em julho deste ano.

Atualmente a seleção dos produtos recolhidos em coleta seletiva em Presidente Prudente é feita em barracão cedido pela Prefeitura. “Se a vida deles é difícil, ficou mais complicada ainda depois do incêndio. O que a gente fez foi uma ajuda nesse momento difícil. A destinação dos presentes às crianças foi de acordo com a lista que a presidente Cida [Maria Aparecida Assis Silva] nos enviou”, explica Sandra.

Com AI da Unoeste

 

 

 

Publicidade

Veja também